11/05/2020
08h00
Desempregados

Beneficiados tem que entrar novamente na plataforma do governo e fazer um novo requerimento do auxílio. Entenda melhor aqui.

Desempregados

Uma quantidade considerável de brasileiros já conseguiu receber o seu auxílio emergencial de R$600 ou R$1.200 (no caso de mães solteiras) fornecido pelo governo para ajudar a frear os efeitos do coronavírus na economia. 

Certamente, essas pessoas fizeram a solicitação através do app Caixa TEM ou presencialmente em uma das agências da Caixa espalhadas pelo Brasil. 

Entretanto, o governo informou que mais de 13 milhões de brasileiros vão ter que fazer esse cadastro novamente no site do banco ou pelo aplicativo para poderem receber o auxílio.

Isso ocorreu porque a empresa responsável pela análise dos dados, a Dataprev, não conseguiu identificar se essas pessoas têm realmente direito a receber o auxílio ou não. 

Dados inconclusivos

Várias pessoas se queixaram da mensagem “Dados Inconclusivos” que apareceu quando fizeram sua inscrição para o recebimento do coronavoucher. Se você é uma dessas pessoas, saiba que deve se cadastrar novamente em uma das plataformas fornecidas pelo governo. 

A solicitação, para entrar na lista de beneficiados, deve ser feita através do portal da Caixa na internet ou por seu app no celular (disponível tanto para dispositivos Android quanto iOS). 

O Dataprev (empresa responsável pela análise e verificação dos dados das solicitações) informou ainda que os motivos de negação das solicitações normalmente são:

  • Não definiu o sexo durante a etapa de cadastro;
  • Se definiu como chefe de família, mas não inseriu nenhum outro membro familiar no cadastro;
  • Inseriu como membro da família uma pessoa que tinha indicativo de óbito;
  • Diferentes dados informados no cadastro dos membros da mesma família;
  • Informações incorretas sobre a família, como CPF e data de nascimento.

Ao checar se você inseriu todas as informações corretas, você pode (e deve) enviar uma nova solicitação para receber o auxílio.

Outras situações sobre o requerimento

Como dissemos acima, a mensagem de “Dados Inconclusivos” permite que você faça uma nova solicitação sem problemas. O mesmo vale para aqueles que receberam a mensagem “Benefício Não Aprovado”. 

Acima de tudo, aparecendo tal aviso, você consegue contestar a razão da negação ou, se houver dados errados, você pode corrigi-los através de uma nova solicitação. 

A Caixa comunicou detalhes das análises de pedidos novos.

“Após a finalização do cadastro ou da contestação, os dados informados pelo cidadão serão analisados novamente pelo Dataprev. Caso o trabalhador tenha o direito reconhecido pela empresa pública, a Caixa efetuará a liberação dos recursos em até três dias úteis após o recebimento da informação pela Dataprev. O acompanhamento do auxílio emergencial é feito pelo aplicativo, pelo site ou pela central de atendimento exclusiva 111”.

Sabia que para poder receber o auxílio é necessário que você esteja cadastrado no CadÚnico? Pois então, muitos não sabem se já possuem cadastro ou se ainda têm que fazê-lo.

Pensando nisso, criamos um artigo no qual você vai saber como se cadastrar no CadÚnico ou, ainda, checar se você já está cadastrado. Para ver esse artigo, basta clicar aqui ou no botão abaixo.