06/05/2020
08h00

Se você solicitou o auxílio emergencial e recebeu a mensagem “Cidadão ou membros da família já receberam o Auxílio”, entenda o que deve ser feito neste resumão rápido que fizemos. 

Milhões de brasileiros já solicitaram o auxílio emergencial do governo de R$600 voltado para ajudar a população a “sobreviver” à crise causada pelo novo coronavírus.

Entretanto, vários desses que fizeram a solicitação até o dia 07/04 após ficarem um tempo aguardando a análise receberam, então, a seguinte mensagem:

“Cidadão ou membros da família já receberam o auxílio emergencial”

Pesquisamos para você o que isso quer dizer e o que você pode fazer em relação a isso. 

Sobre o auxílio

Primeiramente, lembre-se de que o auxílio é voltado para trabalhadores informais, MEIs e aqueles que se inscreveram no CadÚnico até o dia 20/03. Entretanto, dessa categoria, só podem receber aqueles que não estão recebendo nenhum outro auxílio ou benefício do governo. 

Além disso, a pessoa precisa ter, no mínimo, 18 anos completos, a sua renda per capta não pode exceder meio salário mínimo (522,50 reais) ou, então, a renda total da família não pode ser superior a 3 salários mínimos (3.135 reais). Ademais, é preciso não ter tido rendimentos tributáveis maiores que R$28.559,70 em 2019.

Sobre a questão da família

O Ministério da Cidadania estabeleceu que cada família pode receber, no máximo, 2 auxílios de 600 reais. Entretanto, no caso de mães que cuidem da casa sozinhas, o benefício é de R$1.200. 

Porém, não é raro encontrar casos de pais separados que, assim, indicam o mesmo filho como dependente, trabalhadores com suas contas no CadÚnico desatualizadas, etc. Questões como essas podem impedir que alguém com direito receba seu auxílio emergencial. 

O que fazer então?

Segundo a Caixa Econômica Federal que é responsável pela análise e distribuição do auxílio:  

A CAIXA informa que o APP CAIXA Auxílio Emergencial e o site auxilio.caixa.gov.br são atualizados periodicamente visando a melhoria da experiência do cidadão.

Dentre as últimas implantações efetuadas, informamos que, para os casos em que houve mais de uma solicitação do Auxílio Emergencial do Governo Federal por grupo familiar e que a resposta da Dataprev foi “Dados Inconclusivos”, houve um ajuste para permitir que os trabalhadores realizem um novo cadastramento sem o bloqueio com a mensagem “CFP já cadastrado” ou “CPF vinculado a uma composição familiar”, possibilitando ao cidadão corrigir os dados anteriormente informados e finalizar uma nova solicitação.

Assim, tudo o que você precisa fazer é corrigir as informações enviadas anteriormente e, então, fazer a solicitação novamente. 

Há também o caso de pessoas que têm suas solicitações travadas “em análise”, porém, não sabem o que fazer para adiantar essa análise de seus pedidos. Quer saber o que fazer nessas situações? Fizemos um resumão rápido para você saber.

Para isso, você pode clicar neste link ou no botão abaixo.