Bancos estão oferecendo linhas de crédito emergencial para ajudarem a população e os empresários nesse momento. Conheça essas linhas e veja qual compensa mais para o seu bolso.

Após as medidas adotadas pelo Banco Central para ajudar pequenos empresários e funcionários a passarem por esse difícil momento da crise causada pelo coronavírus, os bancos estatais começaram a oferecer linhas de crédito emergencial para produtores rurais e demais envolvidos no setor agropecuário.

Essas linhas apareceram após reclamações de demora por parte das pessoas do ramo agropecuário, que disseram terem esperado 30 dias desde o anúncio até a disponibilização das linhas nos bancos estatais.

No dia 9 de abril, duas resoluções publicadas pelo Banco Central (4.801 e 4.802) permitiram as prorrogações de dívidas e a contratação de crédito para beneficiários do Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf), do Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor (Pronamp) e também para cooperativas, cerealistas e agroindústrias.

Cerca de 20 dias após a divulgação das medidas, produtores ainda não conseguiam acessar os financiamentos e, em alguns casos, postergarem as parcelas das dívidas.

Vejamos o que cada um dos bancos está oferecendo a essas pessoas agora.

Banco do Brasil

banco do brasil

Assim que o Banco Central editou as resoluções, o Banco do Brasil já comunicou suas condições especiais de crédito para quem é correntista do banco e trabalha com frutas, hortaliças, plantas/flores ornamentais.

Acima de tudo, essas pessoas conseguiram adiar 180 dias o pagamento das parcelas de financiamentos após as operações de custeio vencerem, e um ano nas operações de investimento. Até o início da pandemia, o BB calculava que o adiamento de dívidas de custeio e investimento deveria ocorrer no dia 15/04.

Entretanto, as linhas emergenciais só chegaram às mãos do povo em maio. O BB informou que teve que realizar ajustes tecnológicos para atender às novas resoluções feitas pelo BC.

Mais importante, saiba que as prorrogações e a oferta de empréstimo para Pronamp, Pronaf, agroindústrias e cooperativas estão disponíveis nas condições estabelecidas por essa resolução do BC.

Caixa Econômica Federal

Divulgação: Caixa
Divulgação: Caixa

Enquanto isso, a Caixa já comunicou que adequou seus processos de atendimento para que quem é produtor rural consiga pedir a prorrogação de financiamentos através de mensagem SMS ou internet banking.

Segundo uma nota divulgada, a Caixa diz que “relativo às novas destinações no Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural – Pronamp e no Financiamento para Garantia de Preços ao Produtor – FGPP, informamos que estão disponíveis para contratação pelos produtores rurais com taxas a partir de 3,7% a.a.”.

Entretanto, é importante ressaltar que, no caso do Pronaf, a Caixa atua apenas na modalidade de agroindústria.

Bradesco

Divulgação: Bradesco
Divulgação: Bradesco

Primeiramente, saiba que o Bradesco não comunicou se está oferecendo linhas de crédito especiais por causa da Covid-19. Entretanto, em um comunicado ao Canal Rural, o banco informou que os produtores rurais que forem prejudicados pelo coronavírus podem solicitar o adiamento da parcela de financiamentos de investimento e custeio.

“O processo de prorrogação será feito de forma fácil e rápida após a solicitação ao gerente da conta através de solicitação formal”.

Já sobre questões de estiagem, as solicitações de adiamento de parcelas passarão por etapas: “Após o recebimento do pedido, [o Bradesco] fará uma análise detalhada pelos técnicos do banco, que irão propor o prazo mais adequado para a prorrogação da operação de crédito”, diz a nota.

Agora, quer conhecer um cartão de crédito que a avaliação emergencial de crédito é desnecessária para sua aprovação e, ainda, no qual você tem o poder de escolher o limite do seu cartão? Conheça o Bradesco DIN! Clique abaixo para ver mais desse cartão agora!

Então, o que achou da avaliação emergencial de crédito oferecida por esses bancos? Nós do UTUA esperamos sempre te ajudar a melhorar sua vida financeira e, para isso, escrevemos conteúdos de valor que te deem conhecimento para agir e gerar resultados.

Qualquer dúvida sobre o produto ou serviço descrito, o melhor a fazer é entrar em contato diretamente com a empresa que o oferece.

Obrigado!

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

*