Bancos Digitais

Quem nunca sentiu aquela sensação de indignação por ter que pagar para transferir dinheiro de uma conta para outra ou para sacar dinheiro e ainda ter que receber um atendimento bem simples e impessoal?

Por anos, o setor bancário brasileiro foi dominado por um oligopólio de empresas que se preocupavam muito mais com seu próprio bolso do que com o bem-estar de seus clientes.

E, por não haver uma concorrência inovadora que fugisse dos hábitos e valores padrões, esses bancos se acomodaram e pararam de buscar maneiras de facilitar a vida dos usuários. 

O surgimento dos bancos digitais

Vendo esse mercado estagnado e tão cheio de oportunidades, alguns bancos enxergaram o mundo digital como a oportunidade que precisavam para poder se destacar nesse ramo. Justamente por seu fator digital, é possível ter uma imensa redução nos custos.

Os bancos digitais não possuem várias agências, com vários gerentes, vários funcionários, segurança e estrutura.

Quase todas (se não todas) as funcionalidades de um banco digital podem ser feitas por meio de um smartphone. 

Conheça agora alguns dos principais bancos digitais do país:

Banco Inter

bancos digitais
Divulgação: Banco Inter

Um dos pioneiros das contas digitais foi o Banco Inter, fundado em 1994 sob o nome Banco Intermedium, decidiu se tornar digital em 2014 e mudou seu nome para Banco Inter. 

Com a pegada digital, o banco não cobra nada para transferir dinheiro entre uma conta e outra, também não cobra nada para sacar dinheiro em Banco24Horas, além de que não é cobrado nenhum tipo de anuidade para seus correntistas.

Além de tudo, o banco Inter inovou ainda mais ao lançar o seu próprio homebroker, possibilitando que o usuário invista diretamente da plataforma do banco, sem precisar se cadastrar em uma corretora.

Caso você queira saber mais sobre o banco Inter e seus benefícios, este post te explica tudo de um jeito rápido e resumido.

Nubank

Divulgação: Nubank
Divulgação: Nubank

Considerada uma das maiores e mais famosas startups do país, o Nubank não só revolucionou o mercado com sua facilidade digital, mas também com seu atendimento ao cliente extremamente humanizado. O Nubank é uma das empresas que mais crescem no Brasil atualmente. 

Um de seus maiores diferenciais é que, mesmo seu dinheiro estando na conta corrente (sem estar aplicado em nada), ele já rende a partir de 100% do CDI!

Além disso, o atendimento do Nubank é muito bem reconhecido pelos clientes. Há inúmeros casos na internet de pessoas que necessitaram entrar em contato com o banco e receberam não só uma atenção e tratamento extremamente humanizados como até chegaram a receber mimos do banco em casa. 

Se interessou em saber mais sobre o Nubank e seus benefícios? Este post tem tudo sobre o banco, seus serviços e vantagens para te informar.

A “contra-reforma” dos bancos tradicionais

Alguns bancos tradicionais começaram a perceber que seu modelo está fadado ao fracasso. Com tantos benefícios sendo oferecidos pelas plataformas digitais, cada vez mais pessoas estão migrando para as fintechs.

Sabendo disso, os bancos mais atentos perceberam que eles tem uma escolha a fazer:

  • Teimar em se manter como está, e ver seu crescimento diminuir cada vez mais, até se tornar prejuízo ou
  • Se atualizar e entrar para o mundo dos bancos digitais. Assim, estarão entre os primeiros que surfam essa onda. 

Dois bancos que souberam a hora de se reinventar foram o BS2 (antigo Bonsucesso) e o Next (banco digital do Bradesco). Vamos conhecer um pouco mais dos dois:

Banco Next

Fonte: Divulgação/Next
Fonte: Divulgação/Next

Primeiramente, o Next possui as mesmas vantagens que qualquer banco digital está oferecendo no momento: conta digital com transferências ilimitadas, cartão grátis e benefícios por uso constante. 

Por ser um banco do Bradesco, você tem a opção de:

  • Conversar com um gerente;
  • Sacar dinheiro em qualquer agência Bradesco;
  • Sacar em Banco24Horas, como todas as demais fintechs (no Banco Inter você também tem pode sacar em suas agências, mas elas são poucas espalhadas no Brasil).

Um recurso bacana do Next é a Vaquinha: feita para ajudar seus usuários a dividirem a conta de um estabelecimento. O app faz a divisão e cobrança (caso necessário) de cada pessoa envolvida no consumo. 

Outro recurso interessante é o Flow: criado para ajudar seus clientes a alcançarem seus objetivos financeiros, o Flow serve como um controle que você define quanto vai gastar com cada setor que quiser. 

Quer saber mais sobre o Next, o banco digital do Bradesco? Te explicamos todos os seus diferenciais aqui.

Banco BS2

Divugação: Banco BS2
Divugação: Banco BS2

Se juntando ao clube dos bancos tradicionais que está se tornando moderno e digital, está o Banco BS2. Para esclarecer melhor ainda, o BS2 é o antigo Banco Bonsucesso.

E, por ser um banco, há a opção de investir diretamente através dele: eles oferecem opções para renda fixa, fundos de investimento, câmbio, transações internacionais, etc. 

Os bancos Next e BS2 são um sinal de que os grandes bancos estão lutando para não ficarem para trás. O mercado bancário brasileiro está passando por uma fase de embaratecimento. Vamos ver quais serão os próximos grandes bancos a se juntarem ao mundo digital. 

Para conhecer mais sobre o banco B2S e saber em detalhes os incríveis benefícios que ele proporciona aos clientes, é só clicar no botão abaixo!

Fique por dentro de tudo o que acontece!

Para ficar por dentro de tudo o que ocorre no universo dos cartões de crédito, financiamentos, empréstimos e notícias do mundo financeiro continuem acompanhando nossas atualizações aqui no site do UTUA e também acompanhem nosso perfil no Instagram!

A equipe do UTUA agradece!

Recomendados para Você