Banco

Você provavelmente já percebeu que a maioria de empréstimos para negativados são os consignados.

Mas por que os bancos, em sua maioria, só possuem esse tipo de plano e para uma gama muito pequena de pessoas? Afinal, apenas servidores públicos, aposentados, pensionistas do INSS e militares possuem o benefício do consignado. 

Abaixo, explicaremos mais um pouco sobre essa situação. Confira:

Qual a razão dos bancos não terem planos de empréstimo para negativados?

Acima de tudo, vamos entender a visão do banco quando ele empresta dinheiro para alguém.

Sempre que você usa um dinheiro que não é seu (crédito, empréstimo, etc), você deve a alguém, e há um risco de você não pagar essa pessoa.

Órgãos como o SPC e Serasa servem justamente para mostrar aos bancos quem é bom pagador e quem não é. Quanto maior o histórico da pessoa em não pagar suas dívidas, mais arriscado o banco percebe que é emprestar dinheiro a ela.

Além disso, os bancos costumam pegar algo das pessoas para garantirem que serão pagos.

Quanto maior seu score e mais limpo seu nome for, maior é a garantia que o banco tem de que você vai pagar as parcelas acordadas. Caso não pague, seu nome só sai da lista de negativados ao pagar a dívida ou então em cinco anos. 

Mais importante, o que acontece com aqueles que estão com nome sujo? 

Como já dissemos anteriormente, caso a pessoa esteja negativada e seja pensionista ou servidora pública, ela pode recorrer aos empréstimos consignados.

Entretanto, caso ela não se encaixe nesse perfil, há o risco para o banco dela ser demitida e não conseguir pagar as parcelas. Justamente por isso os bancos não liberam esse tipo de empréstimo para negativados.

Empréstimo para negativados com garantia

empréstimo para negativados

Então, caso você esteja na situação de precisar de empréstimo, mas está com nome sujo, você pode usar a modalidade de garantia. Essa modalidade aceita qualquer tipo de pessoa.

Como o próprio nome já diz, você usa um bem como garantia (pode ser um carro, um imóvel ou um bem de valor que o banco aceite) e, então, recebe o valor requerido. 

Caso você não consiga pagar as prestações, o banco (ou instituição financeira) irá colocar este bem a leilão e ficar com o valor recebido para cobrir o prejuízo.

Porém, caso você cumpra com todos os seus compromissos do contrato, você não tem que se preocupar com nada. 

Seguindo a mesma linha, há a modalidade de penhor. Oferecido principalmente pela Caixa, nessa modalidade você pode deixar bens de valor como diamantes, canetas, joias, prataria como garantia.

Assim como na modalidade de garantia, caso você não cumpra com o contrato, o bem será leiloado. 

Mas atenção: não são todas as agências da Caixa que aceitam o empréstimo com penhor. Você deve conferir no site oficial do banco quais são as agências que aceitam. 

Quer saber mais sobre os empréstimos que usam garantia? Então é só clicar no botão abaixo e conferir nosso artigo sobre o assunto!

Tem como pegar um empréstimo sem colocar nada como garantia?

Sim, mas, em muitos casos, eles não compensam o custo. Isso porque os juros cobrados são muito altos, pois só assim compensa para as instituições financeiras oferecerem empréstimos para negativados sem garantias. 

Tome cuidado com golpes

É muito comum ver pessoas que caíram em golpes de empréstimo. Muitas vezes, essas instituições falsas pedem que a pessoa envie um valor primeiro para depois receber o empréstimo. Acima de tudo, nunca pague por nenhum empréstimo enquanto você não receber o valor pedido em sua conta. 

Quero aumentar meu score e ter acesso a diversas opções de empréstimo

Como explicamos acima, ter um bom score de crédito e o nome limpo auxilia e muito a concessão de crédito.

Por isso, fizemos um artigo com dicas de como manter seu score de crédito alto e não precisar se preocupar com dívidas em seu nome, restringindo seu CPF. Para ler o artigo, é só clicar no botão abaixo e conferir!

Fique por dentro de tudo o que acontece!

Então, gostou do nosso conteúdo? Nós do UTUA esperamos sempre te ajudar a melhorar sua vida financeira e, para isso, precisamos escrever conteúdos de valor que te deem conhecimento para agir e gerar resultados. Qualquer crítica, elogio ou sugestão são sempre bem vindos nos comentários.

Para ficar por dentro de tudo o que ocorre no universo dos cartões de crédito, financiamentos, empréstimos e notícias do mundo financeiro, continue acompanhando nossas atualizações aqui no site do UTUA e também no nosso perfil no Instagram!

A equipe do UTUA agradece!

Recomendados para Você
Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

*