Na hora de escolher como comprar um carro, fica difícil decidir entre pegar um empréstimo ou fazer um financiamento. Saiba o que levar em conta na hora de decidir!

Carro novo

É sonho de praticamente todo brasileiro poder ter seu próprio carro. Com o transporte público sendo tão mal disponibilizado em todo o país, poder se locomover de forma independente é sinônimo de liberdade para muitos.

Porém, a maior parte da população não pode comprar um carro à vista, assim, recorrer a empréstimos e financiamentos pode ser uma boa alternativa. 

Além de empréstimos e financiamentos, você também pode recorrer aos consórcios, que também possuem especialidades para compra de veículos e casas. Dentre tantas opções, como saber qual a melhor para você? 

Para responder a essa pergunta, vamos, primeiramente, esclarecer as semelhanças e diferenças entre empréstimo, financiamento e consórcio. 

Empréstimo, como funciona?

Em um empréstimo, você vai ao banco (ou instituição financeira) dizendo que precisa de X reais para comprar o bem Y.

O banco não se importa realmente com o que você vai fazer com o dinheiro do empréstimo.

Suas únicas preocupações são se você não tem nome sujo (para saberem quão arriscado é emprestar o dinheiro) e se você é capaz de pagar o valor das parcelas.

Se ambas as informações estiverem certas, você recebe o dinheiro em sua conta do banco e pode fazer o que quiser com ele, desde que pague as prestações acordadas em cada mês. 

Quer conhecer algumas opções de empréstimo e ver quais são as condições de cada para sua situação? Então clique no botão abaixo e confira!

Financiamento

Em um financiamento, você escolhe o plano de acordo com seu objetivo. Há planos de financiamento, por exemplo, que são para você comprar imóveis, outros são para automóveis, outros para lotes, etc. Cada objetivo vem com suas taxas e prazos médios. 

No financiamento de um carro, o banco (ou instituição financeira) irá comprar o bem para você, te entregar e cobrar o valor das parcelas acordadas. Em alguns financiamentos, o banco te entrega o valor para que você faça a compra do bem, mas isso não é uma regra mandatória. 

Quer ter acesso a uma opção de financiamento voltada exclusivamente para automóveis? Então você precisa conhecer os planos de financiamento automotivo da Chevrolet. Confira!

Consórcio

Em um consórcio de veículo, você entra como um cotista que paga um valor X todos os meses. O valor das parcelas pode ser mínimo até praticamente o valor do bem almejado. Quanto mais você pagar por mês, maiores as suas chances de ser sorteado. 

O bom do consórcio é que você pode ser sorteado já no primeiro mês de participação. Mas também pode ser sorteado no último. O importante é você saber que, até o fim das parcelas, terá o seu bem em mãos. Confira no botão abaixo 3 opções de consórcio de carros, analise as ofertas e veja qual é a melhor para você!

Qual a principal métrica na hora de comparar planos?

Muitos acreditam que devemos nos atentar à taxa de juros cobrada em cada um dos planos para saber qual o melhor e qual o pior.

Entretanto, eles estão tremendamente enganados: um plano ter uma taxa de juros mais baixa que outra não significa que ele sairá mais barato para você! Isso porque há outros custos inclusos nas parcelas além da taxa de juros. 

Para comparar um plano com outro, você deve se atentar à métrica do CET, ou Custo Efetivo Total. Nela, estão inclusos todos os gastos que você terá a cada mês com esse acordo. É obrigatório por lei informarem a você qual o CET do contrato antes de assiná-lo. Nunca assine um contato de empréstimo, financiamento ou consórcio sem antes saber seu CET. 

Então, para ter um carro, devo escolher empréstimo, financiamento ou consórcio?

Acima de tudo, a partir das informações que lhe foram passadas acima, você deve analisar a sua situação como um todo.

Descubra quanto estão cobrando no empréstimo, no financiamento e no consórcio. Veja, por exemplo, se você recebe um desconto ao comprar o carro à vista (assim, valeria mais a pena o empréstimo).

Não há como dizermos qual sempre será a melhor opção, mas podemos te dar as ferramentas para que você entenda qual escolha é a melhor para a sua situação.

Por isso, coloque em prática o conhecimento que lhe foi dado aqui e comece a mudar sua vida financeira!

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

*