04/04/2020
14h00
Caixa contrato adiado

Pessoas Físicas podem requerer a pausa de no máximo duas prestações de empréstimos ou financiamentos. Entenda melhor como isso funciona na Caixa.

Caixa contrato adiado

Desde o dia 19/03 até o dia 23/03, mais de 100 mil pessoas já solicitaram uma pausa no pagamento de parcelas de empréstimos e financiamentos na Caixa Econômica Federal. Essa informação veio do vice-presidente do banco Jair Mahl. Entretanto, ainda não informou o quanto isso é em valores.

A Caixa anunciou alguns dias atrás que pessoas físicas têm o direito de pausar até 2 prestações de empréstimos e financiamentos, por causa da crise gerada pelo coronavírus. Certamente, você pode fazer essa solicitação de pausa pelo aplicativo da Caixa, sem a necessidade de sair de casa.

Além de pessoas físicas, a medida também é válida para construtoras, acerca dos seus contratos de empréstimos para construir os imóveis. Porém, independente de ser pessoa física ou construtora, os juros acordados continuam a valer.

Atualmente na Caixa

Agora, o banco estatal está estudando a viabilidade de aumentar esse prazo para 3 meses, tanto para pessoas físicas quanto jurídicas. Essa informação foi comunicada em uma videoconferência planejada pela CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção) pela equipe da Caixa Econômica.

Esse benefício foi anunciado há poucos dias e é mais uma das atitudes emergenciais tomadas pelo governo para ajudar a população. “A Caixa é um banco líquido, é o banco do povo brasileiro. Espero que a gente consiga atravessar esse período sem tantos problemas”, declarou Mahl.

Nessa conferência, a Caixa afirmou que por volta de 70% de seus funcionários estão trabalhando de casa, mas que continua com todos os seus serviços rodando. Para construções o dinheiro será liberado na medida em que o trabalho for evoluindo.

Certamente, o banco não está podendo fazer vistoria das obras por causa do coronavírus. Então, a Caixa está aceitando liberar recursos através da apresentação (por parte da construtora, evidentemente) de uma planilha descrevendo a evolução da construção, junto de vídeos e fotos para comprovação.