19/04/2020
16h50
caixa

Para aqueles que estão com CPF negativado, a Caixa possui planos de empréstimo especiais. Confira aqui como funciona cada um deles.

Se você está (ou já esteve) com seu nome negativado, sabe o quão difícil é conseguir que sua solicitação de cartão de crédito, empréstimo ou financiamento seja aprovada.

Além disso, em eventual aprovação, nesse caso, as taxas costumam ser maiores que a média do mercado. 

Pensando nessas pessoas, a Caixa Econômica Federal criou produtos de crédito voltados para quem está com alguma dívida em aberto.

Saiba como funciona cada um desses produtos e como você pode fazer para solicitar um agora. 

1º) Empréstimo da Caixa com penhor

Primeiramente, vamos falar do empréstimo com penhor, que usa um bem como garantia e, por isso, não precisa checar o banco de dados dos órgãos de proteção ao crédito.

Certamente, essa é uma maneira das mais rápidas e com menos burocracia entre todas.  

Como ele funciona? Você leva um bem de valor a uma agência da Caixa (relógios, joias, diamantes, pratarias, etc) e, após uma avaliação do banco sobre o valor do bem, você pode pegar até uma certa quantia do bem como empréstimo. 

Então, o bem fica guardado no cofre do banco enquanto você paga as parcelas acordadas.

Ao fim de todos os pagamentos, você recebe seu bem de volta e, se quiser, pode usá-lo novamente para conseguir outro empréstimo. 

Acima de tudo, saiba que você consegue empréstimos que chegam a R$100 mil ou até mais.

Caso você não consiga pagar as parcelas, a Caixa fica com seu bem e o leva a leilão, para pagar o prejuízo.

Além disso, é importante você saber que nem todas as agências da Caixa aceitam essa modalidade. 

Para saber mais desse produto da Caixa, clique abaixo. 

2º) Crédito consignado da Caixa usando o FGTS como garantia

Dentre os produtos da Caixa, há o empréstimo que usa seu saldo do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) como garantia.

Mais importante, se você quiser solicitar esse tipo de empréstimo, é necessário que a empresa que você trabalhe tenha esse tipo de convênio com a Caixa.

Além disso, você deve receber seu salário na sua conta-corrente da Caixa.  

Hoje em dia, você consegue pegar até metade do seu saldo do FGTS em forma de crédito. Essa quantia corresponde a: 10% do valor disponível e 40% a multa em caso de demissão sem justa causa.

3º) Empréstimo consignado da Caixa

Outra opção para quem está negativado procurar é o empréstimo consignado. Entretanto, apenas aposentados ou pensionistas do INSS, ou ainda servidores públicos podem solicitar esse tipo de empréstimo.  

Acima de tudo, o porquê de apenas essa gama de pessoas poder pegar um empréstimo consignado é o fato do banco retirar o valor das parcelas de sua folha salarial. E o banco só consegue fazer isso nessa classe de pessoas.  

Certamente, os juros cobrados nessa opção são os menores do mercado,  justamente porque as pessoas não conseguem ficar inadimplentes em relação a um empréstimo consignado. 

Sobre a margem consignável

Acima, quando falamos que quem tem direito de pegar um empréstimo consignado não consegue deixar de pagar as parcelas, existe um segundo motivo para isso diretamente relacionado com o primeiro.

Embora a prestação do empréstimo seja descontada diretamente da folha de pagamento da pessoa, ou seja, antes dela colocar as mãos em seu salário, existe o seguinte risco: e se essa pessoa pegar mais empréstimos consignados do que seu salário dá conta de pagar?

Então, é aí que entra a segunda questão. Existe uma métrica chamada de margem consignável. Graças a ela, esse tipo de situação é impossível. 

Quando você solicita um empréstimo, o banco analisa se o valor das parcelas não ultrapassa a margem consignável de seu salário. Essa margem corresponde a 30% do seu salário.

Caso ultrapasse, seu pedido certamente será negado pelo banco. 

Assim, você pode pegar quantos empréstimos consignados quiser, desde que a soma de suas parcelas não seja maior que 30% do seu salário.

Falando de crédito, na hora de comprar uma casa, um carro ou uma moto, muitas pessoas ficam em dúvida entre pegar um financiamento ou entrar para um consórcio. Você já teve essa dúvida?

Fizemos um artigo debatendo os melhores benefícios de cada um e depois comparando eles. Se quiser saber qual compensa mais para você, clique abaixo.

E então, gostou do nosso conteúdo? Nós do UTUA esperamos sempre te ajudar a melhorar sua vida financeira e, para isso, escrevemos conteúdos de valor que te deem conhecimento para agir e gerar resultados. Qualquer dúvida sobre o produto ou serviço descrito, o melhor a fazer é entrar em contato diretamente com a empresa que o oferece. Obrigado!