Uma boa pontuação no score é essencial para você conseguir a aprovação em solicitações de cartão de crédito, empréstimo ou financiamento. Entretanto, poucos sabem como você pode aumentá-la. Resumimos tudo de importante para você aqui!

Entendendo o score de crédito

Primeiramente, entenda que o score de crédito é o meio pelo qual os órgãos de proteção como o Serasa e o SPC classificam o risco de concessão de crédito para cada pessoa, ou seja, o risco dessa pessoa não conseguir pagar e se tornar inadimplente.

Logo, se sua pontuação estiver baixa, você vai ter problemas em conseguir um bom cartão de crédito ou, bons planos de empréstimo ou financiamento.

Sobre análise de crédito

A avaliação de crédito é o estudo que o banco faz sobre seu histórico de pagador. Através dele, é decidido se você pode (ou não) ter crédito e, caso possa, qual o limite ideal para você.

Esse estudo leva em conta seu histórico de pagamento com base em questões como prazos para pagamentos de contas, se você atrasou, quanto tempo atrasou, etc. Acima de tudo, isso serve para proteger o banco (ou instituição financeira) de emprestar dinheiro para alguém e não ser pago.

Outro ponto importante a ser levantado é que, caso a pessoa esteja negativada, a chance de aprovação de crédito é muito baixa. Isso porque a pessoa já está devendo alguém e ainda não a pagou.

Caso você esteja com seu CPF sujo, o melhor a se fazer (no curto prazo) é procurar por cartões que aceitem negativados e lutar para quitar suas dívidas e melhorar seu score (em um médio prazo).

Aqui no UTUA, você encontra diversos cartões que aceitam negativados. Para encontrá-los, basta fazer uma pesquisa na lupa acima.

Como se define o score de crédito de cada um?

Saiba que o score de crédito de uma pessoa varia de 0 a 1000. Quanto mais alta a pontuação, mais confiável e boa pagadora a pessoa é e menor a taxa de juros cobrada.

  • 0-200: Risco muito alto de inadimplência;
  • 201-400: Alto risco de inadimplência;
  • 401-700: Médio risco de inadimplência;
  • 701-900: Baixo risco de inadimplência;
  • 901-1000: Risco muito baixo de inadimplência.

Como dissemos acima, órgãos de proteção ao crédito como o Boa Vista SCPC, Serasa e SPC usam o histórico de pagamento de suas contas para definir seu score.

Dentre esse histórico, estão:

  • Contas pagas e contas atrasadas;
  • Se a pessoa já esteve negativada;
  • Quantidade de solicitações de crédito (incluindo cartões, financiamentos e empréstimos);
  • Seu relacionamento com bancos e instituições financeiras.

Esses dados são passados das empresas para esses órgãos. Por isso, manter suas contas em dia é essencial para um bom score.

O que abaixa o score de uma pessoa?

  • Atrasar o pagamento de boletos, contas, faturas, etc;
  • Fazer várias solicitações de cartão de crédito;
  • Fazer várias solicitações de empréstimos;
  • Solicitar um aumento muito grande do seu limite de crédito;
  • Não ter nenhuma conta em seu nome (como saberão se você é um bom pagador?).

Quer aumentar seu score? Veja as dicas abaixo:

Pague todas as suas contas em dia

Não atrase no pagamento de contas. Como dissemos acima, manter suas contas em dia é essencial para um bom score. Mostra para os bancos (e instituições financeiras) que você tem comprometimento com seus deveres.

Por isso, pague as contas em dia (no mínimo) ou até mesmo pague-as adiantado, o que é ainda melhor.

Coloque contas em seu nome

Independente de você estar negativado ou não, os bancos precisam de ver contas em seu nome para saberem como é seu comportamento com relação a elas.

Sem saber se você paga suas contas em dia ou não, como vão saber se podem confiar empréstimos a você?

Então, lembre-se de que até a falta de informação pode fazer com que seu score seja baixo. Por isso, coloque a conta de luz, de telefone e de água (por exemplo) em seu nome.

Mantenha seus dados atualizados

É muito importante sempre atualizar suas informações cadastrais. Isso tanto nas instituições de crédito (bancos e financeiras) quanto nos órgãos de proteção ao crédito como o Serasa e o SPC.

Caso você não tenha cadastro nesses portais, saiba que é possível criar sua conta de forma rápida e gratuita.

Não faça muitas solicitações de uma vez

Certamente, os bancos ficam assustados quando percebem que você está tentando arrumar crédito com todo mundo.

Isso porque fica parecendo que é outra pessoa usando seu CPF e tentando conseguir o máximo de dinheiro possível. Para evitar que os bancos liberem crédito num possível golpe, seu score é automaticamente abaixado nessa situação.

O indicado é esperar por volta de 180 dias para fazer novas solicitações. Assim, você está garantido que seu score não diminuirá por isso.

Cadastro Positivo

Só de se inscrever no Cadastro Positivo, você já está mostrando aos bancos e instituições financeiras que você se importa com sua pontuação de crédito.

Nele, há o registro de todas as contas de internet, luz, boletos, água, etc. Tudo provando que você é um bom pagador.

Enquanto você vai seguindo nossas dicas para melhorar seu Serasa score e dos demais órgãos, que tal conhecer alguns cartões de crédito que aceitam quem está negativado e quem está com baixo score de crédito?

Para conhecer esses cartões, clique no botão abaixo!

1 Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

*

  • Gostei muito das dicas sobre finanças agora sei como seguir em frente.meu muito obrigado pelas dicas .foi muito importante pra mim.obrigado á todos vocês