27/03/2020
08h00
MEI

Se você é MEI, além da ajuda fornecida pelo governo você também pode tomar algumas precauções para não quebrar. Saiba quais aqui.

Homem caminhando com uma bolsa de couro marrom
MEI

A crise do coronavírus tem feito com que milhões de brasileiros fiquem em casa sem consumir e sem produzir. Inúmeros negócios no país estão sem nenhum faturamento nos últimos dias e isso é muito perigoso. A média de duração de caixa de uma empresa no Brasil é de apenas 27 dias.

Aqueles que podem trabalhar sem necessariamente estar no local de trabalho estão de home office. Isso faz com que os comércios que ainda estão abertos tenham muito menos clientes e, por consequência, um faturamento muito menor.

Frente a essa situação, muitos donos de empresas estão pensando em fechar temporariamente para poder cortar custos e, assim, sobreviver a essa crise.

“Temos condições de aguentar um tempo tomando prejuízo, mas depois eu não sei”, disse Rodrigo Vasconcelos, dono de um restaurante.

O maior medo dos empresários está sendo que, caso a crise dure muito mais, eles terão de começar a demitir seus funcionários. Tudo isso para evitar fechar sua empresa em definitivo. Porém, mesmo assim a demissão já é um problema por causa dos encargos envolvidos no desligamento de um CLT.

Prestação de Serviços de quem é MEI

Com a quarentena, os profissionais que trabalham com prestação de serviço serão dos mais afetados. Isso porque aqueles que não sejam essenciais, provavelmente não terão clientes nem receita enquanto durar essa quarentena. Isso porque quem presta serviço dificilmente consegue fazer isso fora de casa, como quem é motorista de aplicativo, empregado doméstico, professor de artes marciais, etc.

Enquanto as grandes corporações possuem uma grande quantidade de dinheiro em reserva para lidar com esse tempo sem vendas, quem presta serviço está com uma confusão à sua frente.

Um caso desses é o de Renata Silveira, que dá aulas de yoga e depende do número de alunos presentes em sua classe para faturar.

“Não sei como vai ficar meu salário neste mês e no próximo. Vou restringir muitos gastos e vou usar o dinheiro que estava guardado para outra função para pagar contas básicas. Como tenho uma reserva, tenho esse privilégio. Muitos colegas não têm”, disse.

E então, gostou do nosso conteúdo? Nós do UTUA esperamos sempre te ajudar a melhorar sua vida financeira e, para isso, precisamos escrever conteúdos de valor que te dê conhecimento para agir e gerar resultados. Qualquer crítica, elogio ou sugestão são sempre bem vindos nos comentários. Obrigado!