10/06/2020
16h50

Fizemos o passo a passo para você descobrir se alguém está usando seu CPF para receber o auxílio emergencial em seu nome.

O programa de auxílio emergencial, criado pelo governo, está sendo usado indevidamente por milhões de brasileiros. Fraudadores estão recebendo o auxílio que era destinado a outras pessoas e impedindo-as de receberem essa ajuda do governo.

A Controladoria-Geral da União estima que, até o dia 26/05, haviam mais de 160 mil pagamentos indevidos, nos quais usaram o CPF de terceiros para receberem o auxílio. Já o Tribunal de Contas da União estima que, até o dia 02/06, houveram mais de 8 milhões de pagamentos indevidos.

Há pessoas que até hoje não conseguiram receber nem a primeira parcela do auxílio emergencial, mesmo cumprindo os critérios de avaliação.

Muitos desses casos provavelmente são resultados das fraudes, ou seja, outras pessoas usando o CPF de modo incorreto. Saiba como conferir se isso está acontecendo com você e, caso esteja, como denunciar o ocorrido.

Passo a passo: checando seu CPF e denunciando fraudes

1º) Entre no site do Dataprev

Como o Dataprev é responsável pela avaliação das solicitações, os dados sobre os CPFs também estarão lá. Para checar o estado do seu, você deve, em primeiro lugar, acessar o site do Dataprev. O link para você ir direto ao site está ao fim deste conteúdo.

2º) Informe os dados requisitados

Para realizar a consulta, insira algumas informações básicas suas como nome completo, data de nascimento, CPF, nome da mãe, etc. Então, selecione o botão “Não sou robô” e, então, clique em “Enviar”.

3º) Veja o estado de seu CPF

Se você ainda não solicitou o benefício emergencial, a pequisa realizada no site do Dataprev vai informar a você a seguinte mensagem:

  • “Requerimento não encontrado”

Já no caso do CPF ter sido usado para solicitação do auxílio emergencial, há 5 possíveis respostas. Aparecendo qualquer uma das cinco significa que o pedido foi de fato feito com seu CPF. As possíveis respostas são:

  • Em processamento;
  • Aprovado;
  • Não aprovado;
  • Requerimento retido;
  • Dados inconclusivos.

4º) Caso estejam usando seu CPF indevidamente, denuncie

Se você identificar que estão usando seu CPF para receber o seu auxílio emergencial, você deve denunciar essa fraude.

Para realizar a denúncia, você deve falar com o Ministério da Cidadania através dos números 121 ou 0800 707 2003. Há também a opção de realizar a denúncia em qualquer agência da Caixa Econômica Federal.

Bônus: mensagem de SMS

Um bom indicador alternativo de que estão usando seu CPF é: se você receber, em seu smartphone, uma mensagem de texto SMS dizendo o código de solicitação do seu benefício.

Esse código é enviado ao realizar a solicitação para receber o auxílio emergencial. Entretanto, é importante ficar atento, pois receber essa mensagem quando você não realizou a solicitação do auxílio pode ser uma tentativa de golpe, segundo a Caixa.

Para acessar o site do Dataprev, clique no botão abaixo!

Então, qual a sua opinião sobre o nosso conteúdo? Nós do UTUA esperamos sempre te ajudar a melhorar sua vida financeira e, para isso, escrevemos conteúdos de valor que te deem conhecimento para agir e gerar resultados.

Qualquer dúvida sobre o produto ou serviço descrito, o melhor a fazer é entrar em contato diretamente com a empresa que o oferece.

Obrigado!