serasa

O que é score de crédito? Às vezes, imprevistos acontecem, os gastos aumentam e nem sempre damos conta de arcar com tudo, não é mesmo? Por essa razão, em alguns momentos, caso você não pague todas as dívidas, seu nome pode ficar sujo.

Mas o que isso significa? Estar com o nome sujo quer dizer que seu CPF está com restrição nos órgãos de proteção ao crédito do Brasil e que o seu score de crédito está baixo.

Ao estar com o nome sujo, você tem muita dificuldade para conseguir linhas de empréstimo, solicitação de cartão de crédito e financiamentos. Por isso, é muito importante manter as contas em dia!

Hoje, falaremos sobre isso e lhe mostraremos qual é a relação com o score de crédito. Confira!

O que é o score de crédito?

Primeiramente, vamos falar sobre o que é o score. Trata-se de um índice, que vai de 0 (zero) a 1.000 (mil). Ele é a forma pela qual os órgãos de proteção, como Serasa e o SPC, classificam o perfil de pagador de uma pessoa.

Quanto maior for sua pontuação, maiores serão as chances de você conseguir crédito no mercado, seja para pedir empréstimos, fazer financiamentos ou pedir por um cartão de crédito.

Os limites concedidos no cartão de crédito também dependem do score. Por isso, mantê-lo com uma nota elevada é muito importante se você quiser contar com essas facilidades!

Já paguei minhas dívidas, mas meu score continua baixo. E agora?

Você precisa saber que o aumento do score não ocorre imediatamente após você quitar suas dívidas.

Além de pagar as dívidas atrasadas, o mercado precisa entender que você está quitando todos os gastos atuais sem deixar nada atrasar.

Sendo assim, além de pagar pelas dívidas atrasadas, você precisa arcar com as contas atuais sem deixá-las atrasar!

Assim, seu score vai subindo gradualmente e, com isso, suas avaliações de crédito serão positivas.

Mas o que é a avaliação de crédito?

A avaliação de crédito também pode ser chamada de análise de crédito. Nada mais é do que uma pesquisa que bancos e instituições financeiras fazem sobre seu histórico de pagamentos.

Por meio da avaliação de crédito, os bancos calculam qual o risco de te emprestar dinheiro, conceder um financiamento ou liberar limite no cartão de crédito.

Por isso, quando uma pessoa está negativada (com o nome sujo), a chance de ela ter aprovação de crédito é muito baixa, pois o banco vê que ela não tem um bom histórico de pagamentos.

Classificações do score de crédito

score de crédito
Índice do Score de Crédito

Como explicamos, o score é um índice que vai de zero a mil e depende do histórico de pagador de cada um. Ele é dividido por fases. Confira cada uma abaixo:

  • 0-200: risco muito alto de inadimplência;
  • 201-400: alto risco de inadimplência;
  • 401-700: médio risco de inadimplência;
  • 701-900: baixo risco de inadimplência;
  • 901-1000: risco muito baixo de inadimplência.

A nota do score é definida de acordo com o histórico de pagamento de contas. Esse histórico é composto por:

  • Suas contas que já foram pagas e as que estão atrasadas;
  • Se seu CPF já teve restrição;
  • A quantidade de solicitações de crédito que você já fez (pedidos de cartão de crédito, financiamento e empréstimos);

Como aumento meu score?

Manter boas relações com os bancos e instituições financeiras é essencial! Para isso, busque sempre pagar suas contas em dia ou, se possível, pague-as antes do vencimento.

Além disso, é importante manter seus dados atualizados. Não realize muitas solicitações de crédito, como pedir cartões de crédito ou empréstimos num curto espaço de tempo.

O ideal é esperar cerca de 6 meses entre uma solicitação e outra. Dessa forma, seu score não deverá ser afetado.

Tem restrição ao nome e precisa de um cartão de crédito? Não se preocupe! Aqui no UTUA, buscamos sempre as informações mais inclusivas nesse meio. Por isso, clique no botão abaixo e conheça o Cartão PagSeguro, perfeito para negativados!

Fique por dentro de tudo o que acontece!

Para ficar por dentro de tudo o que ocorre no universo dos cartões de crédito, financiamentos, empréstimos e notícias do mundo financeiro, continue acompanhando nossas atualizações aqui no site do UTUA e também no nosso perfil n Instagram!

A equipe do UTUA agradece!

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

*