01/08/2020
16h50
Poupar dinheiro

Dentre tantos empréstimos, alguns optam por usar o cheque para resolver uma situação momentânea. Separamos as vantagens e desvantagens do empréstimo pessoal com cheque.

Poupar dinheiro

De vez em quando, todo mundo precisa de um empréstimo. Pode ser para pagar o apartamento novo, quitar alguma dívida, comprar algo para os filhos, etc.

E quando se trata de crédito, o mercado oferece muitas oportunidades diferentes. Há empréstimos, cartões de crédito, financiamentos, consórcios, cheques e muito mais.

Hoje vamos falar tudo que você precisa saber sobre empréstimo no cheque, para que, assim, você tenha conhecimento suficiente para tomar a melhor decisão para o seu bolso.

Sobre empréstimo com cheque

Primeiramente, entenda que o empréstimo com cheque é aquele em que você usa um cheque como garantia de que pagará as parcelas. Nesse tipo de empréstimo, é necessário que você leve os cheques (nominais e também os pré-datados) para poder fechar o acordo.

Claro que a quantidade de cheques a serem levados varia de acordo com o total solicitado no empréstimo e, também, com o número de parcelas acordado. Por fim, também é evidente que você deve ter dinheiro suficiente em sua conta para poder descontar os cheques.

No caso de você não ter saldo suficiente, há chance do seu nome ser protestado, e, com isso, você ser envolvido em problemas. Vamos falar desses problemas mais abaixo no post.

Por isso, é importante lembrar que você deve ter certeza que tem dinheiro suficiente em sua conta pra tomar um empréstimo desses.

Quanto às datas, isso cabe a você e ao banco decidirem em conjunto tanto elas quanto valor de recebimento, etc.

Como solicitar esse tipo de crédito?

empresa que pede adiantamento

Primeiramente, você deve ter uma conta-corrente em um banco e, além disso, deve comprovar sua renda para, então, levar as folhas de cheque para preenchê-las. Essa quantidade de folhas varia de um caso para outro como já falamos.

Quem está negativado pode solicitar esse tipo de empréstimo?

Muitas pessoas têm esse tipo de dúvida e já vieram perguntar nos comentários. A equipe do UTUA descobriu que sim, negativado pode ter empréstimo com cheque como garantia, mas com uma condição: tenha um fiador com nome limpo.

O fiador é a sua “garantia de pagamento” das parcelas. Justamente por isso ele não pode estar negativado.

Benefícios

O primeiro benefício desse tipo de linha de crédito é que, justamente por ter um fiador, os riscos desse empréstimo são baixos, e, com isso, os juros também são menores. Isso porque, ao contrário, empréstimos sem garantia são arriscados e, assim, os bancos cobram altas taxas de juros para compensar.

Outro benefício dessa modalidade de empréstimo é que, ao ser aceito, o dinheiro é liberado para você em até 24 horas. Além disso, você normalmente tem de 45 a 60 dias para começar a pagar as parcelas no banco ou instituição financeira, o que te dá tempo para juntar um pouco e se preparar.

Entretanto, há desvantagens também nessa modalidade, e elas são relacionadas ao risco de o seu nome ser protestado.

Nome protestado? Como assim?

Caso o credor (no caso, bancos ou instituições financeiras) não receba o valor das parcelas, ele pode protestar seu nome. Ao fazer isso, você não conseguirá mais ser aprovado para linhas de crédito com bancos e lojas (justamente o que você estava buscando no início).

Além disso, seu nome pode ficar com o status de protestado no SCPC, SPC e demais órgãos de proteção ao crédito.

Agora, quer conhecer outras linhas de crédito que aceitam tanto quem está negativado quanto quem não está? Então você vai querer conhecer o Serasa eCred, uma plataforma que une empresas de crédito com pessoas que estão buscando por crédito.

#emprestimo #com #cheque