Os pensionistas e aposentados do Instituto Nacional do Seguro Nacional (INSS) tiveram uma boa notícia vinda do Governo Federal: houve um aumento no limite para empréstimos feitos por essa categoria!

Com a mudança, os beneficiários do INSS podem comprometer até 35% de seu salário com acordos e empréstimos. Até então, o limite era de até 30%.

A medida, sancionada pelo Presidente Jair Bolsonaro no início de outubro, visa dar um suporte maior aos segurados do INSS em função da crise financeira em decorrência da pandemia da Covid-19 que atinge o Brasil e o mundo há vários meses.

Além disso, segundo o governo, por meio de nota à imprensa: “O objetivo de aumentar a margem consignável de 30 para 35% de comprometimento da renda é possibilitar que pessoas endividadas também tenham acesso a empréstimos consignados com juros menores”.

Quer entender melhor como essa mudança afetará você e seu bolso? Então confira todas as informações abaixo e fique por dentro de todas as novidades!

O que é margem consignável?

A margem consignável é o valor que o beneficiário pode comprometer mensalmente, de seu salário, para o pagamento de empréstimos consignáveis, ou seja, que são descontados diretamente de sua folha de pagamento.

O valor da margem consignável varia de pessoa para pessoa, pois depende do valor do salário de cada um. Até então, ela estava fixa em 30% e, com essa mudança, passou a ser de 35%. Dessa forma, quem for beneficiário do INSS, seja aposentado ou pensionista, pode comprometer até 35% de sua renda para quitar empréstimos.

Outras mudanças no empréstimo consignado para assegurados do INSS

Nos últimos meses, outras mudanças também foram anunciadas pelo Governo Federal em relação às regras de empréstimo consignado para aposentados e pensionistas do INSS.

Essas mudanças visam auxiliar na solicitação de empréstimos feitos pelos beneficiários do INSS. Confira abaixo quais foram as mudanças:

  • Os bancos têm a possibilidade de ofertar até 90 dias de carência para você começar a pagar as parcelas do empréstimo;
  • Taxas de juros do empréstimo consignado têm como teto 1,80% e, no caso de juros do rotativo do cartão de crédito, 2,70%;
  • O limite disponível do cartão de crédito consignável passou para 1,60. Dessa forma, para saber qual é o seu limite pré-aprovado basta multiplicar sua renda por 1,6.

Aposentados e pensionistas do INSS podem receber 14º salário emergencial

A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) criou uma proposta de pagamento aos aposentados e pensionistas do INSS de um 14º salário. Trata-se de um benefício para auxiliar esse grupo de pessoas com gastos comuns aos finais de ano.

Isso porque o 13º salário desta categoria foi adiantado em razão da pandemia do covid-19, e tais pessoas não fazem parte do grupo que teve direito ao recebimento do auxílio emergencial.

Dessa forma, a CDH entende que, ao pagar um décimo quarto salário aos aposentados e pensionistas do INSS, o Governo auxiliaria por igual essas pessoas.

Além disso, a economia seria aquecida no fim do ano, época em que são esperados mais gastos em função de Natal, férias e os impostos cobrados em janeiro. A proposta aguarda votação pelo Senado Federal para seguir às demais etapas de votação.

Você é aposentado ou pensionista do INSS e precisa de um dinheiro extra? Então você precisa conhecer o empréstimo consignado do Banco Pan. Essa linha de crédito é exclusiva para servidores públicos, aposentados e pensionistas do INSS (mesmo aqueles que estiverem negativados) e tem as melhores e menores taxas de juros do mercado!

Para saber todos os detalhes o empréstimo do Banco Pan, é só clicar no botão abaixo e conferir!

Recomendados para Você