IR 2021

Todos os anos, milhares de brasileiros precisam realizar a declaração do Imposto de Renda (IR 2021). No entanto, você sabe em que data receberá a transferência referente à restituição do imposto?

Hoje falaremos tudo sobre o assunto IR 2021, bem como mostrar as datas de pagamento de cada lote do Imposto de Renda. Então, se você deseja saber em que lote se enquadra, fique de olho neste texto!

Sobre o IR 2021

Para começar, é importante explicarmos do que se trata o Imposto de Renda (IR) é um dos impostos mais conhecidos do país.

Isso porque o Imposto de Renda é a métrica utilizada pelo Governo Federal para avaliar a evolução patrimonial de todos os cidadãos e empresas do país. Assim, essa avaliação é feita por meio da Declaração de Ajuste Final e deve ser feita, todos os anos, entre os meses de março e abril.

Sobre a restituição do Imposto de Renda

Têm direito à restituição do imposto de renda àqueles que sofreram retenção em su fonte de renda maior do que o imposto devido, ou seja, pessoas que tiveram descontadas uma valor maior do que o necessário para os ganhos que obteve ao longo do ano.

Em 2021, a restituição do Imposto de Renda está sendo paga em 5 lotes. O primeiro lote foi pago dia 31/05 e o último lote será pago em setembro.

As datas de pagamento da restituição do IR 2021 dependem da data que você enviou a sua declaração do imposto de renda. Portanto, quanto mais cedo você faz o envio, mais cedo receberá a restituição.

Como receber a restituição do IR 2021?

IR 2021
IR 2021

O valor da restituição do Imposto de Renda é creditado diretamente na conta corrente indicada no ato da declaração e o cidadão não precisa fazer qualquer ação para recebê-la.

Para saber se você teve a restituição liberada, é muito fácil! É só entrar no site da Receita Federal (link ao final do artigo), digitar seu CPF e conferir a atualização lá descrita.

Se preferir, a consulta também está disponível no aplicativo da Receita Federal, que pode ser baixado de forma gratuita em aparelhos Android e iOS.

Qual é o calendário de pagamentos da IR 2021?

Em 2021, em função da pandemia da Covid-19, o prazo para a entrega das declarações foi ampliado. No entanto, o calendário de pagamento da restituição se manteve.

Importante deixar claro que os dois primeiros lotes são sempre destinados para os grupos prioritários compostos por idosos acima de 65 anos, deficientes físicos, professores e pessoas com doenças graves.

Abaixo, confira o calendário geral e saiba em qual data o seu benefício foi ou será creditado:

  • 1º lote: depósitos disponíveis dia 31 de maio;
  • 2º lote: depósitos disponíveis dia 30 de junho;
  • 3º lote: depósitos disponíveis dia 30 de julho;
  • 4º lote: depósitos disponíveis dia 31 de agosto;
  • 5º lote: depósitos disponíveis dia 30 de setembro.

Como consultar qual é o meu lote da restituição?

Para consultar a situação da sua restituição do Imposto de Renda 2021, basta clicar no botão abaixo.

Você será redirecionado para o site da Receita Federal e lá basta preencher seu CPF, data de nascimento e digitar os caracteres que surgirem na tela.

Não tenho direito à restituição do IR 2021, mas preciso de um dinheiro extra!

Sabemos que muitas pessoas, nesse momento, precisam de um dinheiro extra e nem todo mundo tem direito à restituição do imposto de renda 2021.

Por isso, separamos para vocês algumas ótimas opções de linhas de crédito que podem ser pedidas 100% de forma online. Para saber quais opções são essas é só clicar no botão abaixo!

Fique por dentro de tudo o que acontece!

Para ficar por dentro de tudo o que ocorre no universo dos cartões de crédito, financiamentos, empréstimos e notícias do mundo financeiro, continue acompanhando nossas atualizações aqui no site do UTUA e também no nosso perfil no Instagram!

A equipe do UTUA agradece!

Recomendados para Você