15/06/2020
08h00
Itaú Automotores

Banco deverá devolver mais de R$18 milhões a quase 5 milhões de clientes que foram cobrados indevidamente entre 2008 e 2018. Saiba se você é dos que têm direito a receber algo.

Divulgação: Itaú Unibanco
Divulgação: Itaú Unibanco

No dia 04/06, o Itaú Unibanco fechou um acordo com o Banco Central, no qual terá que pagar R$18 milhões a aproximadamente 4,7 milhões de clientes. O acordo firma que o Itaú deverá pagar, ao todo, R$75 milhões. Entretanto, o banco afirma já ter pago quase R$58 milhões ao longo do tempo.

Outro ponto firmado no acordo com o Banco Central foi que o Itaú deve desembolsar quase R$30 milhões ao regulador na forma de contribuição pecuniária, o que vale como uma multa, porém estabelecida em acordo comum.

Os responsáveis e as atitudes

Não só o banco terá que pagar por questões indevidas, mas também 12 diretores e ex-diretores terão que desembolsar valores.

Acima de tudo, o acordo feito entre o Itaú e o Banco Central define que o banco irá devolver os valores cobrados injustamente, além de pagar por indenizações e também pela contribuição pecuniária.

Isso tudo está acontecendo, porque o Banco Itaú estava realizando cobranças erradas durante ocasiões como tarifa de cadastro, emissão de extrato bancário impresso, saques, ordens de pagamentos, avaliações emergenciais de crédito e de cadastro de solicitações de crédito consignado.

Saiba que o banco foi obrigado a entrar em contato com os seus usuários que foram indevidamente cobrados em até 15 dias e pagar o devido. Entretanto, caso não seja possível encontrar alguma pessoa, uma ordem de pagamento será emitida.

O banco também tem a opção de depositar a quantia devida em outras contas de bancos diferentes, desde que pertençam ao mesmo cliente.

Mais importante, saiba que essas quantias serão corrigidas de acordo com a inflação.

Em um comunicado, o Itaú informou que esse acontecimento foi “ocasionado por problemas operacionais e sistêmicos”. Além disso, foi divulgado também que a maior parte dessas cobranças indevidas se deu durante as operações de cartão consignado e de crédito a terceiros.

“Antes mesmo de firmar o termo, o banco já havia restituído todos os clientes com quem possuía relacionamento e continua nesse processo para outros impactados.”

Por fim, o banco se comprometeu a alterar seus processos de forma que cobranças indevidas não se repitam e “reafirma seu compromisso de ter o cliente no centro de suas decisões e ações”.

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