28/11/2019
18h00
Bancos Digitais

Cada vez mais brasileiros estão passando a utilizar os bancos digitais do que os tradicionais.

Bancos Digitais
Bancos Digitais

Mais de 30% dos brasileiros já possui conta em algum banco digital, embora normalmente essa não seja sua conta principal.

Isso mostra que as fintechs ainda tem muito território a conquistar mas também que estão ganhando território rapidamente.

Recentemente foi descoberto através de pesquisas que as fintechs crescem muito mais rapidamente em países em desenvolvimento como Brasil, China e Índia do que em países desenvolvidos como EUA e Inglaterra.

Isso se deve em parte ao parto de que a maioria da população em países em desenvolvimento não possui serviços financeiros à sua disposição através dos bancos tradicionais.

No Reino Unido, apenas 4% da população tem contas em bancos digitais. Nos EUA são apenas 2%. Em contrapartida, por volta de 50% da população já possui conta em bancos digitais e, mais impressionante ainda, mais de 90% da população da China também.

No Brasil, o banco digital de maior destaque é o Nubank, com 28% de toda a população bancarizada possuindo conta nesse banco. Outro que também possui forte destaque é o Banco Inter, com 11% da população bancária. Em terceiro lugar, vem o Next, com pouco mais de 3,5% da população.

Pelo fato da população ainda estar em fase de transição:

  • 60% da renda dos usuários de bancos digitais ficam em bancos tradicionais
  • 40% vão para suas contas digitais.

O Conservadorismo bancário e os bancos digitais

Pelo fato das fintechs serem uma nova tecnologia no mercado bancário, há pessoas que não dão credibilidade a eles frente aos bancos tradicionais, como o Itaú.

Caso você queira aprender mais sobre os benefícios das fintechs, fizemos esse post explicando porque os Bancos Digitais são tão melhores que os tradicionais.