Carro novo

Para quem é microempreendedor individual (MEI) ou é dono de uma pequena empresa, temos boas notícias: só de ter os documentos referentes à sua empresa você já pode adquirir um automóvel novo com uma redução de quase um terço em seu preço.

Primeiramente, saiba que as montadoras criaram essa condição especial, na qual tanto o ICMS quanto o IPI vêm com consideráveis descontos, como meio de incentivar as vendas.

Entretanto, os descontos variam de acordo com o modelo do automóvel, e também é necessário cumprir os pré-requisitos para ter direito a esses descontos.

Alguns desses pré-requisitos são: que a pessoa faça a compra através de um CNPJ, por isso é necessário que ela seja MEI, e que o carro seja novo, ou seja, 0 km.

Aqueles veículos considerados utilitários, ou seja, mais propícios para serviços, oferecem os descontos mais interessantes. O limite para compras é de 80% do valor, acima disso chega a ser difícil a aprovação por parte das montadoras.

Outro ponto válido a ser levantado é que, ao comprar usando um CNPJ, você também consegue descontos nos acessórios do carro. Além disso, por ser negociado com as montadoras, você já corta os custos da concessionária.

Existem desvantagens em fazer esse tipo de compra?

Pelo fato da compra ser feita através de um CNPJ, o veículo é atrelado à empresa. Em caso de atraso nas faturas, restrições podem ser lançadas tanto no nome da empresa quanto do proprietário da empresa. Além disso, no caso de inadimplência, o carro é penhorado.

Segundo a regulamentação feita pelo Confaz, Conselho Nacional de Política Fazendária, ao fazer a compra do veículo com essas condições e com o CNPJ de sua empresa, você deve manter o veículo por um prazo de, no mínimo, 12 meses. Se você não cumprir essa determinação, terá que pagar o ICMS que teve como desconto na hora da compra.

Com isso, é comprovado que não é possível lucrar com esse desconto e fazer dele um negócio em si.

Pelo fato de se estar negociando com a montadora e não com uma concessionária, é muito provável que o prazo de entrega e também o pós-venda sejam maiores. Em alguns casos, o tempo de garantia é menor e também o prazo de entrega pode chegar a 50 dias.

Sobre os modelos dos veículos

É importante deixar claro que não é qualquer carro que está incluso nessa modalidade. O valor da redução não é de acordo com uma tabela fixa e, além disso, esse valor muda de uma marca para outra.

Certamente, você consegue esses descontos em carros das marcas: Chevrolet, Ford, Caoa Cherry, Jeep, Mitsubishi, Citroen, Hyunday, Peugeot, JAC Motors, Suzuki, Fiat, Volkswagen, Renault, Lifan, Kia e Toyota.

Comprar carro como MEI

Para realizar a compra com esse desconto no ICMS e no IPI, é necessário que você tenha consigo alguns documentos como:

  • Contrato Social;
  • Inscrição Estadual Vigente;
  • e-CNPJ (mas apenas em alguns casos).

Outra maneira que as pessoas estão buscando cada vez mais para poder comprar seu carro próprio (sendo 0 km ou não) são os consórcios.

Mas por que eles são tão atrativos para o bolso de tantas pessoas? Será que podem ser interessantes para o seu também? Para responder essas questões, criamos um artigo rápido e completo sobre consórcios. Para ler esse artigo, clique no botão abaixo!

Então, gostou do nosso conteúdo? Nós do UTUA esperamos sempre te ajudar a melhorar sua vida financeira e, para isso, escrevemos conteúdos de valor que te deem conhecimento para agir e gerar resultados.

Qualquer dúvida sobre o produto ou serviço descrito, o melhor a fazer é entrar em contato diretamente com a empresa que o oferece.

Recomendados para Você
Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

*