emergency fund

Normalmente, melhorar seu score demanda tempo e paciência. É um conjunto de hábitos e atitudes que vão dizendo ao sistema dessas empresas se você é um bom pagador e merece as aprovações de suas solicitações ou se eles correm risco ao emprestar dinheiro para você.

Acima de tudo, manter suas contas em dia é a melhor maneira de se fazer isso. Mas, além disso, seu score aumenta mais com você usando o cartão de crédito ou o de débito?

Meu score aumenta se eu usar crédito ou débito?

Primeiramente, vamos entender como e quais são as informações que são extraídas dos seus gastos. Ao usar seu cartão de crédito, você cria um histórico de crédito. Ao pagar essas contas devidamente, você cria um bom passado no seu histórico de crédito.

Entretanto, usar o cartão de débito não melhora seu histórico de crédito. Isso porque, com o débito, o valor vai da sua conta para a conta de quem você está pagando. É praticamente o mesmo que pagar com dinheiro, não marca no histórico.

Para se ter um bom score, é necessário que você pague as compras com o cartão de crédito para provar cada vez mais o seu status de bom pagador. Ao quitar a fatura, você está mostrando que consegue lidar com dívidas da maneira correta. 

Criando seu histórico de crédito

Independentemente de você ter uma boa pontuação, em poucos minutos, você pode criar seu perfil de crédito e começar a melhorar a visão dos bancos (e empresas do ramo financeiro) sobre você.

Acima de tudo, saiba que estas são atitudes visando o longo prazo. Elas demoram, em média, seis meses para trazer resultados palpáveis. Até as solicitações de cartão de crédito influenciam no seu score. 

  • Crie uma conta em um banco. Ter e saber cuidar de uma conta bancária é mais uma prova de sua responsabilidade e ajuda na visão dos bancos sobre você. Caso você possua recursos tais como um cheque especial, use pouco de seu limite de crédito (até 1/4) e pague o valor o mais rápido que der. 
  • Tenha seu cartão de crédito: se você souber cuidar bem de sua conta bancária, o banco ficará mais disposto a aceitar sua solicitação de crédito. Quitar os valores dentro do prazo com constância cria um bom histórico e, consequentemente, aumenta seu score. 
  • Tenha várias formas de crédito: tenha um cartão de crédito de loja, uma conta de celular, etc. Mais opções de crédito tendem a aprovar mais facilmente quem tem uma baixa pontuação. Ao ser aprovado você, consequentemente, tem seu score melhorado.  
  • Pague as contas básicas em dia. Questões como energia, água, gás são habituais, por isso, ao pagar elas em dia, você mais uma vez mostra ao banco o quão bom pagador é. 

Então, gostou do nosso conteúdo? Nós do UTUA esperamos sempre te ajudar a melhorar sua vida financeira e, para isso, precisamos escrever conteúdos de valor que te deem conhecimento para agir e gerar resultados. Qualquer crítica, elogio ou sugestão são sempre bem-vindos nos comentários. Obrigado!

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

*