02/04/2020
16h50
Empréstimos e vergonha

Porcentagem de brasileiros que faz pesquisa antes de assinar empréstimos subiu de 42% em 2018 para 68% em 2019. 

Empréstimos e vergonha

Quais as principais razões de empréstimo dos brasileiros?

A Noverde realizou uma pesquisa para entender o porquê do alto número de financiamentos no Brasil. Acima de tudo, a principal razão que leva os brasileiros a pegarem empréstimos é para o pagamento de dívidas atrasadas, mostra a pesquisa realizada pela Noverde. Dentre os motivos desses atrasos, mais de 50% dos entrevistados responderam o vencimento de boletos bancários.

Entretanto, a partir da 2ª solicitação de empréstimo, a porcentagem de pessoas que pega para quitar dívidas é reduzida pela metade. 

Mais importante, quando se trata de segundo empréstimo, o número de casos que foram pegos para ajudar familiares ou amigos fica mais do que o dobro. 

A segunda importante razão de solicitações de empréstimos no Brasil é para se livrar dos juros do cheque especial, motivo que somou 13,9% do total de entrevistados. Após isso, o próximo motivo engloba consertos e reformas em casa, ou ainda gastos com saúde ou capital de giro para seu negócio, totalizando 10,7% dos entrevistados. 

E, além de tudo isso, os 20% restantes são para questões mais fúteis como festas, viagens e eventos atípicos. 

Para mais da metade dos participantes da pesquisa (51,7%) pegar um empréstimo online é mais simples e prático do que ir até uma agência. Esses entrevistados pegaram pelo menos um empréstimo nos últimos 12 meses.  

Veja a tabela do porquê pedimos empréstimos:

Há alguns entrevistados que fazem pesquisas de preço entre os vários planos de empréstimo existentes no mercado. O número de entrevistados que fazem essas comparações aumentou de 42% em 2018 para 68% em 2019.

Por fim, mais de 90% de todos os entrevistados pegaram mais de um empréstimo no ano de 2019 e, ao fazerem, disseram ter planejado muito bem para pagar as parcelas. Esse número de 90% é muito superior aos 68% que disseram o mesmo em 2018. 

Ao todo foram mais de 1.340 pessoas que pegaram dois empréstimos ou mais e foram considerados bons pagadores de acordo com os meios analisados pela Noverde. 

Qual a métrica mais importante de se comparar entre empréstimos?

Muitos acham que a métrica mais importante a se ficar de olho é a taxa de juros. Acreditam que se um plano de empréstimo tem juros menores que outro, então o primeiro é o mais barato. Esse erro pode custar caro para o seu bolso. 

Acima de tudo, saiba que, quando um plano possui juros menores que outro, não necessariamente ele é o mais barato. Na hora de comparar dois planos, procure no contrato por uma métrica chamada Custo Efetivo Total, ou CET. Todo contrato é obrigado por lei a te informar seu CET. 

Como o próprio nome já diz, no CET, estão reunidos todos os gastos que você terá mês a mês com as parcelas. Incluindo taxas, tarifas e impostos. Agora sim, se um plano tem um CET menor que outro, então ele é mais barato. 

Saiba mais sobre o empréstimo da Noverde

Primeiramente, saiba que a Noverde criou uma plataforma própria para você fazer simulações e requerimentos com total comodidade, diretamente da palma de sua mão! A empresa, que foi fundada em 2016, tem como foco fornecer crédito de maneira rápida, simples e fácil. 

Mais importante, suas taxas variam de um perfil de cliente para outro. Entretanto, podemos adiantar que essa variação é de 7,9% ao mês a 16,9% ao mês. Além disso, o limite para empréstimo é de R$4.000 e o valor cai em sua conta no período máximo de 1 dia útil. 

Outros pontos importantes são que você tem a opção de dividir de 3 a 12 parcelas e pode pagá-las através de boleto bancário (que é gerado diretamente no aplicativo da Noverde), se preferir. 

Certamente você quer conhecer novos planos de empréstimos, não é? Por isso, fizemos um post comparando dois empréstimos para você escolher o melhor para você: Noverde ou Creditas. Confira os detalhes de cada um deles!

E então, gostou do nosso conteúdo? Nós do UTUA esperamos sempre te ajudar a melhorar sua vida financeira e, para isso, escrevemos conteúdos de valor que te deem conhecimento para agir e gerar resultados. Qualquer elogio, crítica ou sugestão são sempre bem-vindos nos comentários. Obrigado!