Divulgação: Caixa

Para solicitar a pausa nas suas parcelas, você pode ligar ou entrar pelo app. Saiba como fazer isso.

Financiamento Caixa

A Caixa divulgou, no dia 22/07, que irá aumentar a pausa na cobrança de pagamentos de financiamentos habitacionais por 180 dias. Esse prazo, inicialmente, era de 60 dias, em maio, passou para 120 e, agora, para 180.

Primeiramente, devemos deixar claro que isso é válido tanto para PF (Pessoa Física) quando PJ (Pessoa Jurídica) para financiamentos de empreendimentos e também de construções comerciais e individuais.

Podem solicitar essa pausa aqueles que usam seu FGTS para financiar o imóvel, o Minha Casa Minha Vida e o SBPE (Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo), todos controlados pela Caixa Econômica Federal.

Pedro Guimarães, presidente da Caixa Econômica Federal, informou que quase 2,5 milhões de beneficiários já solicitaram a pausa nas parcelas e que são mais de R$8,6 bilhões suspensos.

Essa foi mais uma maneira que a Caixa e o governo encontraram de diminuir os efeitos econômicos causados pelo coronavírus.

“Lembrando que essa pausa não é automática. Há a necessidade dessas pessoas pedirem, seja pelo aplicativo, seja pelos telefones, que são encontrados no site da Caixa” disse Pedro Guimarães, durante uma entrevista.

Sobre as condições da pausa

É importante ressaltar que, ao pedir a pausa em seu contrato, a pessoa terá que pagar taxas, juros e seguros (que serão adicionados ao saldo devido do contrato). A Caixa já informou que isso não altera os juros iniciais e o prazo contratados.

Um pré-requisito para solicitar essa pausa é que a pessoa esteja com seus pagamentos em dia ou, então, em atraso de até 1 ano e meio. Aqueles que utilizaram seus FGTS para abater parte da prestação também têm direito à carência.

Já para PJ, é possível solicitar a carência quem está com até 2 meses de atraso no pagamento das parcelas.

Como solicitar a pausa

Caso você queira solicitar a pausa ou, então, aumentar o período da sua (se ela já foi solicitada e liberada anteriormente), você pode baixar o app Habitação Caixa ou, então, ligar nos números:

  • 3004-1105 para capitais;
  • 0800-726-0505 (demais regiões);
  • 0800-726-8068 (de quaisquer regiões no Brasil)

Esses números funcionam de segunda à sexta e aos sábados das 10:00 às 16:00.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

*