Divulgação: Caixa

Possui financiamento habitacional Caixa e não está conseguindo pagar as parcelas mensais? Então este artigo é para você, saiba sobre pausa no pagamento!

Divulgação: Caixa

Em função da pandemia de coronavírus e a decorrente crise econômica, a Caixa Econômica Federal (CEF) suspendeu por até seis meses a cobrança dos financiamentos de casa própria.

Essa é a quarta prorrogação anunciada pelo banco, que, no início da pandemia, suspendeu por duas parcelas, depois 4 e agora são seis.

Anteriormente, quem já havia solicitado a suspensão do financiamento habitacional estava automaticamente englobado na prorrogação.

No entanto, agora, quem quiser fazer jus aos 6 meses de pausa precisa solicitar novamente aos canais da caixa.

Como solicitar a suspensão do financiamento habitacional?

Para solicitar é fácil! A Caixa lançou o aplicativo Habitação Caixa (gratuito), e a suspensão é toda feita por lá, sem necessidade de comparecer às agências da Caixa.

Mas, atenção! Durante o período de vigor da pausa, o contrato não está isento da incidência de juros, seguros e taxas.

Os valores pausados serão acrescidos ao saldo devedor do contrato e diluídos no tempo em que ainda resta para quitar o financiamento.

Por isso, confira direitinho as informações que serão dadas no aplicativo ou pelo telefone ao solicitar a pausa de seu financiamento habitacional para ter certeza se para você valerá a pena ou não fazer essa suspensão.

Quem pode solicitar?

A pausa do financiamento habitacional está disponível para pessoas físicas que estão com as parcelas em dia ou com até 180 dias de atraso.

Clientes pessoas jurídicas com contratos em dia ou com atraso de até 60 dias, ou seja, duas prestações, também podem solicitar a suspensão.

Como funciona a suspensão?

Caso não consiga fazer a solicitação pelo aplicativo, o atendimento também é feito via telefone. Siga o passo a passo que criamos para facilitar:

  • O pedido pode ser feito por telefone pelo número 30041105 para capitais ou 08007260505 para as demais cidades;
  • Escolha então a opção 7 e será atendido;
  • A negociação está disponível de segunda a sexta-feira, das 08h às 20h.

Vale a pena pausar o financiamento habitacional?

Para quem perdeu o emprego durante esta pandemia ou, ainda, teve redução salarial, a suspensão pode ser um caminho para que a pessoa tenha condições de se reorganizar financeiramente enquanto a suspensão vigora.

No entanto, suspender o pagamento fará com que as parcelas fiquem um pouco mais caras. Então, o melhor a fazer é analisar as suas finanças e entender o que é realmente necessário fazer neste momento.

O tempo de financiamento não muda. Então, se você financiou um imóvel por 30 anos, por exemplo, e falta pagar 18 anos, não haverá aumento no tempo para pagamento, e sim o aumento da parcela mensal.

Caso solicite a pausa e depois se arrependa ou consiga se reorganizar antes do prazo terminar, basta ligar nos telefones listados anteriormente e revogar a suspensão. Dessa forma, o pagamento será retomado imediatamente.

Segundo a Caixa, cerca de 2,46 milhões de contratos foram pausados. Esse número inclui financiamentos habitacionais do Crédito Imóvel Próprio (CIP), do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE), do Fundo de garantia do Tempo e Serviço (FGTS) e do Minha Casa, Minha Vida (FGTS MCMV) das faixas 1, 2, 3, 4 e 5.

A previsão é que a nova prorrogação envolva mais de R$4,56 bilhões em financiamentos.

Caixa Com Você

A suspensão dos pagamentos dos financiamentos habitacionais faz parte de uma série de medidas adotadas pela Caixa Econômica Federal a fim de minimizar os impactos da crise financeira ocasionada pela pandemia de coronavírus no país.

Além da pausa do financiamento habitacional, o banco reduziu as taxas de juros. Confira:

Taxas de juros para Pessoa Física durante pandemia do Covid-19

  • Cheque especial pessoa física para clientes com salário na Caixa: a partir de 2,90% ao mês;
  • Parcelamento de fatura do cartão de crédito: a partir de 2,90% ao mês;
  • Consignado: a partir de 0,99% ao mês;
  • Penhor: 1,99%.

Para saber mais sobre os financiamentos da Caixa, bem como informações sobre redução de juros e ações em decorrência da Covid-19, clique no botão abaixo e saiba mais!

Cuidando das finanças durante a pandemia

Agora, caso queira dicas de como manter as finanças em dia nestes tempos de crise em que vivemos atualmente, basta clicar no botão abaixo e conferir o artigo que preparamos para te ajudar nessa situação!

Recomendados para Você
Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

*