19/02/2020
16h50
MBA Online Course

Como saber quando um empréstimo é uma boa opção? E, acima de tudo, como saber quando um empréstimo compensa mais do que um financiamento? Descubra nesse resumão que fizemos para você.

MBA Online Course

De tempos em tempos todos nós precisamos de uma grana extra para alguma coisa. Pode ser comprar um imóvel ou um carro, quitar dívidas antigas, pagar contas, etc.

Mas qual a diferença entre um empréstimo e um financiamento?

Como dissemos nesse artigo sobre empréstimos e financiamentos, a diferença entre um e outro é: 

No empréstimo, você recebe capital (dinheiro) para poder usar com o que quiser. Se você disser ao banco que quer um empréstimo para reformar sua casa, mas gasta o dinheiro com roupas, o banco não ficará sabendo (embora cobrem as parcelas e juros do mesmo jeito).

Já no financiamento, o banco (ou instituição financeira) compra o item combinado com você (pode ser um imóvel, um carro, uma moto, etc) e depois te cobra o valor da compra mais os juros acordados. 

Logo, na prática, o que você deve levar em conta na hora de decidir entre um e outro é que no empréstimo você terá o dinheiro em mãos, enquanto que no financiamento terá o imóvel (ou automóvel) em mãos. 

Como calcular todos os custos de um empréstimo?

Muitos olham apenas para a taxa de juros cobrada na hora de assinar ou não. Entretanto, a métrica mais importante que você deve analisar é o Custo Efetivo Total (ou CET).

Nele estão inclusos todos os gastos que você terá mês a mês com as parcelas. Incluindo taxas, tributos, custos, etc. 

Sempre procure no contrato o valor do CET antes de assinar e veja se o valor total cabe no seu bolso até o fim das parcelas.

Se você acha que dá para pagar tranquilamente, então às vezes oferecer de adiantar parcelas pode te ajudar a conseguir descontos ou condições melhores. 

Afinal, quando o empréstimo é uma boa opção?

Agora que você já sabe sobre qual custo levar em questão na hora de se escolher um empréstimo e sabe também a diferença entre isso e um financiamento, então cabe a você responder a apenas 3 perguntas para chegar à conclusão de que o empréstimo é a melhor alternativa para você ou não.

Acima de tudo, pense bem nessas perguntas e as responda com sinceridade:

  • Qual o objetivo desse dinheiro?
  • Encontrei quais planos de empréstimo e quais de financiamento que cabem no seu bolso?
  • Qual o CET de cada um desses planos?

A primeira pergunta serve para saber se você quer o dinheiro “vivo” para usá-lo ou se ele só será um meio-termo entre o que você busca e a si mesmo. 

Isso porque, como dissemos acima, caso você queira o dinheiro para comprar um apartamento, então você não precisa descartar a ideia de se buscar um financiamento. 

Agora que você sabe a diferença, conheça bons planos de empréstimo para você conhecer:

1º Empréstimo boa opção: Banco do Brasil que aceita negativados

Estar negativado pode impedir com que você consiga vários planos de empréstimo ou financiamento. Pensando nessa classe de pessoas, o BB criou esse produto de empréstimo no qual ele não consulta SPC nem Serasa na hora de avaliar seu pedido. 

Divulgação: Banco do Brasil
Divulgação: Banco do Brasil

Acima de tudo, este é um empréstimo consignado. Isso quer dizer que o valor das parcelas será descontado diretamente da sua folha de pagamento.

Em outras palavras, você já terá pago o valor da parcela do mês antes de ver seu salário em sua conta. 

Isso só é possível para algumas certas pessoas, como servidores públicos e/ou aposentados e pensionistas do INSS.

Mais importante, normalmente só esse tipo de pessoa é aceita em empréstimos consignados, pois estes são os únicos que o banco consegue retirar o valor da fatura diretamente da folha de pagamento. 

Outros pré-requisitos do Banco do Brasil são: 

  • Ter 18 anos ou mais;
  • Ter uma conta-corrente, podendo ser no BB ou não;
  • Possuir crédito em seu banco, não podendo ficar em débito com o Banco do Brasil;
  • Seu empregador deve ser conveniado ao BB

Para conhecer mais sobre esse empréstimo do Banco do Brasil e solicitá-lo, clique aqui. 

2º Empréstimo boa opção: Nubank 

Considerado o melhor banco digital do Brasil, o Nubank abriu há pouco tempo a possibilidade de seus clientes pegarem empréstimos com ele.

Através de seu aplicativo, você já consegue simular as prestações e solicitar ao banco diretamente da palma da sua mão. Afinal, não seria uma conta digital se não houvesse toda essa tecnologia, certo?

nubank
Divulgação: Nubank

Com relação a prazos, você tem até 24 parcelas para quitar o valor devido e elas serão cobradas da sua NuConta diretamente, desde que você tenha saldo em sua conta.

Acima de tudo, caso escolha adiantar parcelas, a Nubank te dá condições especiais e descontos como meio de incentivo. 

Ainda não está claro se é possível pegar esse tipo de empréstimo estando negativado. Por isso, recomendamos que você olhe diretamente com o atendimento ao cliente da Nubank. 

Para solicitar o cartão de crédito roxinho, clique aqui. E para saber mais sobre esse empréstimo, clique aqui