18/02/2020
16h50
Ponto de Interrogação

Hoje em dia todos precisamos de financiamento uma vez ou outra. Pode ser para comprar aquela casa própria ou para ter o carro que você quer.

Ponto de Interrogação

O importante é conseguir alcançar nosso objetivo. Mas por que às vezes o pedido de financiamento não é aprovado?

Fizemos um guia para você descobrir os principais motivos pelos quais o seu pedido pode estar sendo negado. Preste muita atenção em cada uma das etapas e certifique-se de que elas estão sendo cumpridos

Entenda os 3 principais motivos pelos quais seu financiamento não foi aprovado

Acima de tudo, são 3 os principais fatores que os bancos levam em conta na hora de analisar seu crédito ou aprovar um financiamento. 

1º Fator: seu crédito

Como você tem sido em relação às suas contas? Tem pagado todas em dias? Tem cumprido com seus contratos de empréstimo? Quanto mais o banco te ver como um bom pagador, melhor para você. 

Ao analisar o pedido de financiamento, o banco irá pesquisar se seu nome está sujo (negativado) e se você consegue pagar as prestações do contrato a partir de seu salário Por isso, nunca minta em nenhuma questão que o banco te perguntar.

Se descobrirem que está mentindo, só irão dificultar cada vez mais as suas chances de ter o pedido de financiamento aprovado.

2º Fator: Imóvel

O banco vai analisar não só seu nome e sua situação financeira, mas também a situação do imóvel. Afinal, de que adianta você poder pagar pelo imóvel, mas ele estiver indisponível?

Alguns problemas fazem com que o banco não queira receber como garantia o imóvel. Esses problemas podem ser do tipo:

  • Problemas estruturais;
  • Regularização de documentos

Acima de tudo, antes de pedir ao banco o financiamento, verifique você mesmo se o imóvel está apto para tal.

Peça os documentos necessários ao dono, vá em cartórios, etc. 

3º Fator: O dono do imóvel

Caso quem esteja te vendendo o imóvel esteja envolvido em sérios problemas legais, então o banco jamais irá liberar esse financiamento.

Isso porque esses problemas (que podem ser uma ação trabalhista, por exemplo) podem deixar o imóvel em risco, logo o banco com certeza irá negar seu pedido. 

Mais importante, conheça a você mesmo (e sua situação financeira), a situação do imóvel, com todas as documentações necessárias e a situação do dono do imóvel.

Só assim você consegue aumentar radicalmente as chances de se conseguir a liberação do financiamento. 

Agora, quer conhecer boas empresas que oferecem ótimos planos de financiamento? Deixamos um resumo de algumas aqui para poder facilitar sua vida. 

Caixa

Até pouco tempo atrás, a Caixa tinha apenas dois planos de financiamento, nos quais ambos tinham suas parcelas variando de acordo com o IPCA ou com o TR (Taxa Referencial). 

Nesses financiamentos, você não consegue saber com exatidão quanto pagará ao fim das prestações justamente por causa dessas atrelações.

Entretanto, há pouco a Caixa também criou um plano de financiamento com parcelas fixas, para que seja mais previsível para você analisar se cabe ou não em seu bolso. 

Para saber mais sobre esse plano de financiamento da Caixa, clique aqui. 

Santander

O gigante banco espanhol aumentou o limite de financiamento e, automaticamente, diminuiu o valor mínimo de entrada do imóvel.

Há algum tempo, o limite máximo do Santander para financiamentos era de 80% do valor do imóvel, com você dando 20% de entrada. Porém, agora esse limite do banco aumentou para 90% e sua entrada diminuiu para apenas 10%!

Com relação a prestações, você tem 420 meses (35 anos) para pagar o imóvel, contanto que ele valha pelo menos R$90.000,00. 

Quer saber mais sobre o financiamento do Santander? Clique aqui. 

E também fizemos artigos sobre Como Escolher o Melhor Plano de Financiamento para Você e um guia para você entender Até Quanto Você Consegue em um Financiamento Imobiliário.

Para saber mais basta clicar no título do post que te interessou. 

E então, gostou do nosso conteúdo?

Nós do UTUA esperamos sempre te ajudar a melhorar sua vida financeira e, para isso, precisamos escrever sempre conteúdo de valor que te dê conhecimento para agir e gerar resultados.

Qualquer crítica, elogio ou sugestão são sempre bem vindos nos comentários.

Obrigado!