Checando FGTS

Desde 2013, o Banco Central permite que haja a portabilidade de crédito consignado e de empréstimos. Isso porque muitos brasileiros encontravam planos com altas taxas e prazos apertados.

Com a portabilidade, você consegue passar sua dívida para uma instituição financeira diferente e encontrar condições melhores para o seu bolso. Por isso, vale a pena pesquisar no mercado. 

Dessa maneira, trazemos dicas para que você veja quando compensa fazer portabilidade de crédito consignado.

Sobre a portabilidade de crédito

Primeiramente, portabilidade de crédito é para aqueles que querem trocar o valor de uma dívida por uma menor, com taxas mais baixas e condições melhores.

Uma dívida maior é reflexo de taxas mais altas e/ou prazos mais apertados, mas, no fim, significa que você vai pagar mais caro nesse plano. Através da portabilidade, você passa a ter taxas menores e, consequentemente, terá que gastar menos com o plano. 

Acima de tudo, saiba que você pode fazer a portabilidade de crédito de qualquer banco para qualquer outro banco, incluindo todos os digitais e todos os tradicionais atuantes no Brasil. 

Portabilidade de crédito consignado na prática

Se você quer fazer a portabilidade um empréstimo ou financiamento, tudo o que você precisa fazer é calcular o valor da dívida para o banco que você assinou o contrato inicial.

Então, com esse valor, você tem que solicitar o crédito eficiente para a quitação da dívida em um novo agente financeiro. Ao ter a solicitação do crédito aprovado, o novo banco (ou instituição financeira) faz o pagamento do débito para a anterior e assume o recebimento de suas parcelas. 

Quando compensa mudar de banco (ou instituição financeira) para quitar a dívida?

Qualquer um que esteja pagando as parcelas de um empréstimo ou financiamento pode solicitar a portabilidade de crédito para outro banco. 

No caso de crédito consignado, podem aqueles que são aposentados ou pensionistas do INSS, servidores municipais, estaduais ou federais, ou militares.

Para que o benefício seja garantido, é requerido que o novo banco (ou instituição financeira) tenha algum convênio com a entidade da qual você recebe o seu salário ou benefício. 

Veja se estes pontos batem para solicitar a portabilidade de crédito com segurança:

  • Compare o Custo Efetivo Total (CET) do atual plano de crédito e do plano desejado;
  • Faça comparações entre os valores das parcelas e entre os valores totais após todas as parcelas; 
  • Analise e compare as taxas de juros de cada uma das instituições financeiras;
  • Calcule se o valor das suas parcelas cabe em seu bolso para não se complicar ainda mais.

Por fim, veja se você não tem que pagar nenhuma taxa para realizar essa operação de portabilidade de crédito (a maior parte dos bancos não cobra nenhuma taxa para isso).

Quais as vantagens de fazer a portabilidade de crédito?

Como falamos acima, você diminui o valor total a ser pago pelo empréstimo (ou financiamento) e também pode conseguir melhores condições de parcelamento.

Entretanto, uma vantagem que não falamos foi que, no caso de crédito consignado, a portabilidade de crédito pode liberar mais da margem consignável para você. 

A margem consignável permite que aposentados ou pensionistas do INSS, servidores públicos, militares das forças armadas e alguns profissionais que trabalhem como CLT gastem até 35% de seu salário pagando parcelas de crédito consignado. Nessa porcentagem, 30% são para empréstimos e 5% para cartão de crédito.

Quando o valor de sua parcela (ou de suas parcelas) chega a esse teto de 35%, você fica impedido de realizar novas solicitações de crédito consignado até que acabe com as parcelas atuais ou diminua a porcentagem delas sobre o seu salário. Por isso, fique ligado quando estiver renegociando sua dívida! 

Sabia que o Bradesco está dizendo que os juros devem subir por causa da crise? Saiba mais sobre como isso deve ocorrer no resumão que fizemos para você abaixo.

Então, gostou do nosso conteúdo? Nós do UTUA esperamos sempre te ajudar a melhorar sua vida financeira e, para isso, escrevemos conteúdos de valor que te deem conhecimento para agir e gerar resultados.

Qualquer dúvida sobre o produto ou serviço descrito, o melhor a fazer é entrar em contato diretamente com a empresa que o oferece.

Recomendados para Você
Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

*