24/02/2021
08h00

O benefício do auxílio emergencial foi fundamental para ajudar milhares de famílias brasileiras a enfrentar a crise financeira em decorrência da pandemia da Covid-19 que assola o país desde março de 2020.

No entanto, o ciclo de pagamentos terminou em dezembro no ano passado e até então não há uma definição concreta do Governo Federal sobre nossos repasses deste programa.

O fato é que a pandemia continua afetando o país tanto na saúde quanto na economia, visto que em diversos lugares o comércio segue fechado ou com restrição, afetando diretamente milhares de cidadãos brasileiros.

É possível receber o auxílio emergencial em 2021?

O que muita gente não sabe é que mais de 100 mil pessoas espalhadas pelo Brasil, que ainda não receberam o auxílio relativo a 2020, podem receber a quantia, de forma acumulada, agora em 2021!

Isso porque, durante os repasses mensais do benefício, muitas pessoas que fizeram a solicitação para recebê-lo foram recusadas e entraram com recurso para uma reavaliação.

E após uma nova análise dos dados dessas pessoas, realizada pelo Dataprev, órgão do Governo responsável por definir quem é ou não elegível ao recebimento do auxílio emergencial, foi constatado que muitas pessoas são aptas a receber o valor.

E o melhor: esses repasses acontecem de forma acumulada, ou seja, dizem respeito aos meses de abril a dezembro, de acordo com a data inicial de solicitação da pessoa.

Segundo o Dataprev, cerca de 190 mil brasileiros já foram liberados a receber, pelo Caixa Tem, o valor atrasado.

Como receberei o valor atrasado do auxílio emergencial?

Para organizar o fluxo de pagamentos do auxílio emergencial para essas pessoas, o Governo Federal criou uma portaria, de número 597, que foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). Essa portaria detalha que cidadãos brasileiros que contestaram seu pedido do benefício entre os dias 7 e 16 de novembro de 2020 e, 13 e 31 de dezembro de 2020 receberão o valor de uma só vez.

Se você se enquadra nesse requisito, saiba que o valor já está disponível no aplicativo CaixaTem e já pode ser sacado ou usado para pagamento de contas via boleto diretamente pelo app.

Para saber se há algum valor em aberto para receber, o melhor caminho é acessar sua conta no Caixa Tem e conferir o saldo lá disponível.

O Governo informou que foi liberado o valor de R$248,6 milhões para o pagamento do benefício atrasado para essas pessoas.

Como faço para emitir o cartão virtual do Caixa tem?

O cartão virtual do Caixa Tem é essencial para utilizar o auxílio emergencial no pagamento de contas e também em compras online. Mas, você sabe emiti-lo? Se não, não se preocupe!

É só clicar no botão abaixo e conferir o passo a passo que o UTUA preparou para você! Confira: