score de crédito

Ter uma boa pontuação no score de crédito é fundamental para conseguir aprovação de empréstimo, financiamento e até para pedir um cartão de crédito. Saiba mais sobre:

O score de crédito

Inicialmente, você deve entender o que é o score de crédito. Trata-se de um índice, de 0 a 1000, pelo qual os órgãos de proteção ao crédito, como o Serasa e o SPC, classificam o histórico de uma pessoa e definem o quão é arriscado oferecer crédito para ela.

Dessa forma, quanto maior for sua pontuação de crédito, maiores serão as chances de você ter disponível limites de crédito. Tais limites são necessários para pedir por um cartão de crédito, solicitar um empréstimo ou fazer um financiamento, por exemplo.

Definição de pontuações do score

Como dissemos, a pontuação do score varia de 0 a 1.000 e, quanto maior ela for, melhor. Dessa forma é definido o quão boa pagadora é uma pessoa, sobre a concessão do crédito e quais serão as taxas de juros cobradas dela.

Abaixo, separamos os índices em que o score de crédito é definido. Confira:

  • 0-200: risco muito alto de inadimplência;
  • 201-400: alto risco de inadimplência;
  • 401-700: médio risco de inadimplência;
  • 701-900: baixo risco de inadimplência;
  • 901-1000: risco muito baixo de inadimplência.

A partir desses índices, ao fazer solicitações de crédito, os bancos ou instituições financeiras avaliarão se vale a pena ou não lhe conceder crédito.

Como faço para aumentar meu score de crédito?

É importante saber que o score é uma pontuação variável, ou seja, muda de tempos em tempos. Por isso, é sempre importante adotar alguns hábitos para que a pontuação siga estável ou se eleve. Para isso, é necessário:

  • Quitar as contas que estiverem atrasadas;
  • Manter em dia suas contas. Se possível, pague antes mesmo da data de vencimento;
  • Evite fazer muitas solicitações de crédito (pedido de cartão, empréstimo e financiamentos) ao mesmo tempo ou em um curto intervalo de tempo. Isso porque os bancos levam em consideração essa ação como um risco;
  • Além disso, mantenha seus dados cadastrais em bancos e instituições financeiras atualizados.

O que abaixa meu score de crédito?

score de crédito

Da mesma maneira que a pontuação pode aumentar, ela também pode cair. Dessa forma, é fundamental manter suas contas em dia, evitando atrasos e juros. Abaixo, confira alguns hábitos que contribuem negativamente para o seu score de crédito:

  • Pagar contas somente depois da data de vencimento;
  • Solicitar com frequência aumento no limite de crédito do cartão;
  • Não possuir contas em seu nome;
  • Realizar diversas solicitações de empréstimo, em empresas diferentes.

Meu score é baixo, mas preciso de um cartão de crédito!

Elevar a pontuação do score de crédito pode levar tempo. Afinal, os bancos precisam ter segurança em seu perfil de pagador antes de aumentar sua pontuação e, assim, lhe oferecer crédito.

Sabemos que às vezes não dá para esperar o score aumentar para pedir um cartão de crédito. Por isso, separamos alguns cartões que aceitam pessoas com score baixo e até mesmo quem está negativado.

Quer conhecer essas opções de cartão de crédito e saber mais sobre cada uma delas? Então é só clicar no botão abaixo e conferir todas as informações!

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

*