28/03/2020
14h00
Medida Provisória e os trabalhadores

Bruno Bianco, secretário especial de Previdência e Trabalho, disse que pode sair uma Medida Provisória nova em que as empresas podem suspender os salários e contratos de empregados durante essa crise do coronavírus.

Medida Provisória e os trabalhadores
Medida Provisória e os trabalhadores

Porém, essa mudança só acontecerá se os empregados puderem receber o seguro-desemprego. Bianco afirma que essa Medida Provisória já está no Palácio do Planalto aguardando a vistoria de Jair Bolsonaro. Entretanto, não foi informado os prazos ou valores da MP.

No dia 22/03 foi publicada uma Medida Provisória por Bolsonaro em que as empresas poderiam suspender os contratos e salários de empregados por 4 meses ou menos. Entretanto, essa medida não previa nenhum tipo de ajuda do governo para os funcionários.

Essa atitude chegou a chamar muita atenção negativa por isso, o presidente teve de revogar a parte que dizia sobre suspender os salários. Além disso, a nova Medida Provisória diz sobre a redução de salários sobre faixa de renda. Porém, estes receberiam alguma ajuda na forma de seguro-desemprego.

A Medida Provisória, segundo Bianco

“Se criarmos um ambiente de demissão em massa, já gastaremos com o seguro desemprego, e esse gasto não vai ser inteligente, porque gastaremos e não manteremos emprego”, falou Bianco, em uma conferência de vídeo com analistas da XP Investimentos, no dia 26/03.

Bianco afirma também que essa nova MP visa sempre que o governo pague uma parte do salário do empregado, sendo o mínimo de um salário. O foco é que as empresas não tenham de arcar com os custos de seus funcionários sem estar faturando. Com isso, não terão que demitir ninguém.

Acima de tudo, tanto na antiga MP quanto na nova, o ajuste de salário ocorrerá entre empregador, empregado e governo, com todo mundo ajudando essa causa.

O que fazer com dívidas atrasadas por causa da crise? O Procon responde!