cheque especial

Todos nós já passamos pela experiência de utilizar o cheque especial, ou seja, um empréstimo pré-aprovado que está em conta corrente e que talvez você nem tenha percebido.

Talvez você o utilizou em algum momento de grande dificuldade e desespero, mas será que vale a pena usá-lo?

É essa pergunta que vamos responder, apresentando as vantagens e as desvantagens:

Quais são as vantagens do cheque especial?

A maior vantagem que pode ser destacada é a sua facilidade para obtenção. 

Como se trata de um empréstimo pré-aprovado, em momentos de extrema urgência ou necessidade, pode ser uma alternativa.

Mas lembre-se que, por ser um empréstimo para urgências, abusar pode se tornar um problema e tanto.

É complementar afirmar que, pelo fato do cheque especial estar vinculado com a sua conta corrente, existe uma facilidade maior em comparação com outros empréstimos quando se trata do seu pagamento.

Se você tem interesse em saber qual é o seu limite disponível para o cheque especial, basta olhar no extrato da sua conta bancária.

Normalmente é claro o que é cheque especial e o que é saldo, mas em casos extremos pode não estar disponível essa distinção, então fique atento!

Desvantagens do cheque especial

Alerta quem amigo é! O que é uma vantagem também pode ser uma desvantagem, ou seja, facilidade em conseguir utilizar o cheque especial acaba levando muitas pessoas ao endividamento.

Essa armadilha acaba atraindo pessoas ingênuas ou sem controle financeiro que não estão cientes sobre os juros exorbitantes!

Atualmente os juros estão se aproximando rapidamente do cartão de crédito, os mais altos do mercado…

Até a publicação deste artigo, a média da taxa de juros dos cheques especiais em diferentes bancos está na casa dos 306,9% ao ano.

Nós não podemos recomendar o cheque especial para ninguém, a única possível situação seria se realmente não houvesse outra saída.

Quais são as suas outras opções?

Existem modalidades de crédito pessoal em que a média de juros está na casa dos 120%, o que não chega nem à metade do valor.

Também tem até mesmo na casa dos 25% caso você seja aposentado ou pensionista do INSS.

Caso você já esteja devendo o cheque especial e não conseguiu quitá-lo, é possível solicitar um empréstimo no mercado com taxas mais baixas para sanar a sua dívida com menos aperto!

Um ponto importante é que você tem o direito de cancelar o cheque especial a qualquer momento, evitando confusões ou gastos desnecessários.

Na verdade, o ideal é ter controle financeiro para não ser pego de surpresa, planejando os recebimentos e os gastos, desta forma não corremos tantos riscos.

Caso você esteja procurando por crédito, clique no botão abaixo e confira o artigo que produzimos sobre dicas de como solicitar um empréstimo pessoal com taxas menores. Confira:

Fique por dentro de tudo o que acontece!

Para ficar por dentro de tudo o que ocorre no universo dos cartões de crédito, financiamentos, empréstimos e notícias do mundo financeiro continuem acompanhando nossas atualizações aqui no site do UTUA e também acompanhem nosso perfil no Instagram!

A equipe do UTUA agradece!

Recomendados para Você
Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

*