25/04/2023
16h58
Benefícios do PIX

Desde sua implementação, em novembro de 2020, o PIX vem revolucionando o mercado financeiro brasileiro ao possibilitar que pagamentos e transferências sejam feitas de forma instantânea, todos os dias da semana, sem precisar pagar nenhuma taxa por isso.

Contudo, com essa implementação do PIX, você sabia que não precisa mais gastar seu dinheiro com outros serviços bancários que cobram tarifas para serem feitos? Hoje falaremos sobre benefícios incríveis que o PIX concede aos seus usuários e para saber quais vantagens são essas tudo o que você precisa saber é prosseguir a leitura deste texto até o fim!

Você não precisa mais esperar o boleto compensar!

Num mundo pré PIX, ao pagar um boleto, era necessário esperar seu prazo de compensação, que girava em torno de dois dias úteis e isso vale para qualquer conta, inclusive para o pagamento do boleto da fatura do cartão de crédito, por exemplo.

Este prazo era ruim para quem precisava, por exemplo, liberar o limite disponível do cartão. Hoje em dia, quem desejar, não precisa mais aguardar, visto que praticamente todas as instituições oferecem o pagamento via PIX, que é feito de forma simultânea e com isso liberando todo o limite necessário, por exemplo.

Não dependa mais do TED!

O DOC e a TED, até pouco tempo atrás, eram basicamente as únicas opções existentes para quem precisava fazer transferências de dinheiro.

Contudo, diferentemente do que acontece no PIX, ao fazer essas operações, o dinheiro não caía na mesma hora na conta da pessoa. De forma geral, era necessário aguardar um dia útil. Assim, se a transferência fosse realizada na tarde de sexta-feira, por exemplo, o dinheiro só ficava disponível para a pessoa que iria recebê-lo na segunda-feira!

A Transferência Eletrônica Disponível (TED) é um tipo de operação bancária que é efetivada no mesmo dia, desde que a transação seja feita até às 17h. Caso a operação seja feita após este horário, o dinheiro só cairá na conta no próximo dia útil.

O Documento de Ordem de Crédito (DOC) era um tipo de operação de crédito em que era possível transferir valores até R$4.999,99/dia e a operação era realizada em 24h úteis, desde que fosse realizada até às 22h, todavia, o DOC foi descontinuado desde 2023.

O TED ainda existe e seu custo é determinado por cada instituição financeira.

Sobre o Autor

Paula Gargiulo
Paula Gargiulo

Jornalista especializada em Jornalismo Digital, é especialista em redação web e SEO, possui experiência em assessoria de imprensa, marketing de conteúdo e jornalismo de dados. Desde 2020 integra a equipe do Utua, já tendo escrito cerca de 20.000 conteúdos em mais de 60 países e atualmente é a gestora do time, alinhando visão estratégica com execução criativa — sempre com atenção à consistência da identidade verbal, à inovação nos formatos e ao impacto de cada entrega.