15/01/2026
10h59
3 componentes

No mundo dos investimentos, existem 3 componentes principais dos investimentos que é sempre importante avaliar na hora de fazer uma aplicação financeira. E isso serve para aqueles investimentos mais simples, como a caderneta de poupança, e também aqueles em que há mais variáveis que precisam ser observadas.

E essas três características do investimentos são a liquidez, o risco e a rentabilidade, que são conceitos básicos para quem está se dedicando ao mercado financeiro. Contudo, como dito anteriormente, eles são válidos até mesmo para pessoas bastante conservadoras e que, neste momento, preferem seguir com opções mais comuns, como é o caso da poupança.

Conceitos dos 3 componentes dos investimentos

Agora que você já sabe quais são os 3 componentes dos investimentos, está na hora de entender o que cada um significa. A liquidez tem uma relação muito próxima com o tempo, pois ela significa a capacidade de um investimento de ser transformado em dinheiro, a qualquer momento – conforme definição do Banco Central.

Na prática, isso significa que a liquidez é o tempo no qual você pode resgatar um investimento ou convertê-lo em dinheiro. Um exemplo muito clássico é a poupança: você pode resgatá-la a qualquer momento, o que a torna um investimento de alta liquidez. Mas se você investe em um imóvel, por exemplo, ou um título que só pode ser resgatado em 1 ano, isso reduz a liquidez, já que é necessário esperar para retomar o valor investido.

No caso da casa, pense que é preciso esperar todo o tempo de venda para só então ter acesso aos valores, o que indica uma baixa liquidez, na maioria dos casos. Já a rentabilidade, que muitas pessoas confundem com liquidez, é o retorno – que pode ser comparado a um lucro. Ou seja, você faz um investimento e é remunerado sobre ele, e isso se chama rentabilidade.

O risco também é um dos 3 componentes dos investidores, pois ele sinaliza aos investidores a probabilidade de perdas. Mas, calma: isso não significa que você vai perder dinheiro ao investir, pois muitos investimentos são considerados seguros, com baixo risco. Enquanto isso, outros tipos de aplicações financeiras, como as ações negociadas na Bolsa de Valores, podem trazer riscos maiores.

Por que é importante considerar esses fatores?

Talvez você já tenha percebido, mas é importante considerar os 3 componentes dos investimentos porque é a partir disso que você vai tomar decisões de acordo com o seu planejamento financeiro. Se você deseja fazer um investimento agora em sua aposentadoria, o investimento ideal é aquele que te dê bons rendimentos ao longo dos anos (rentabilidade) e de baixa liquidez, já que você não vai precisar dele rapidamente.

Mas se a ideia é criar uma reserva de emergência, o ideal é manter os investimentos em aplicações de alta liquidez, porque você precisa sacar aquele valor quando houver um imprevisto, ou seja, rapidamente. Agora, se você já tem experiência nesse mundo financeiro, um montante investido em investimento de baixa risco e quer mesmo tentar grandes ganhos, pode verificar aquelas aplicações de maior risco.

Esperamos que consiga assimilar melhor esses conceitos sobre os 3 componentes dos investimentos daqui para frente e que isso o ajude na tomada de decisões. O mundo dos investimentos traz muitos termos novos, e todos eles têm significados importantes e que se complementam. Por isso, continue acompanhando o Clube U. para saber cada vez mais!

Sobre o Autor

Emelyn Vasques
Emelyn Vasques

Jornalista, atua há 8 anos nas áreas de assessoria de imprensa, comunicação e produção de conteúdos para diferentes veículos e plataformas. Destaca-se em sua trajetória a experiências como repórter no Jornal Diário do Comércio, especializado na cobertura econômica de Minas Gerais.