
A educação financeira infantil nada mais é do que ensinar as crianças a ter uma boa relação com o dinheiro desde novos, antes mesmo de fazer parte da população economicamente ativa, ou seja, antes de ingressarem no mercado de trabalho.
Atualmente, há escolas que abordam desde cedo com as crianças a importância de saber se organizar financeiramente e há quem defenda que isso refletirá no futuro da sociedade, visto que ao inserir desde cedo o controle financeiro na vida dos jovens, a tendência é termos adultos mais equilibrados financeiramente e que consigam administrar melhor sua fonte de renda.
Explique de onde vem o dinheiro e o que é trabalhar
As crianças não costumam compreender de fato de onde vem o dinheiro e o que é preciso fazer para conquistá-lo. Por isso, é muito importante que os adultos expliquem a relação entre trabalho e salário, deixando claro que o dinheiro não é algo infinito ou fácil de ser conquistado.
Isso fará com que os pequenos percebam que é preciso esforço para se ganhar dinheiro e que nem tudo o que querem será possível de conseguir.
Ajude-os a entender o que é de fato necessário ou um gasto supérfluo
A melhor maneira de as crianças entenderem melhor o valor real do dinheiro é na prática! Dessa forma, se você sempre atender os desejos de seus filhos de comprar objetivos, comida ou o que quer que seja, ele não conseguirá compreender os gastos que existem por trás dessas compras.
Por isso, o indicado é sempre ter conversas sinceras com as crianças e definir limite de gastos e até mesmo fazer combinados em relação à um brinquedo mais caro, por exemplo.
Assim, fica mais claro para os pequenos o esforço que deve ser feito para que aquele item seja comprado.
Converse com seus filhos sobre as contas de casa!
Sabemos que a medida que a criança for crescendo fica mais fácil dela entender certas coisas. Porém, defendemos que mesmo crianças pequenas, ainda que de forma lúdica, podem ser envolvidas nas contas da casa.
Por exemplo, comece explicando para seu filho ou filha que é importante apagar as luzes que estão acesas em ambientes vazios, pois isso faz a conta de energia aumentar e, consequentemente, gasta mais dinheiro e por aí vai.
A medida em que seu filho for crescendo aumente a participação deles nas conversas sobre as contas da casa e aos poucos ele vai crescer com mais consciência financeira.