O início de cada ano é uma nova oportunidade de juntar dinheiro e, enfim, conquistar mais liberdade financeira, não é mesmo? Pensando nisso, hoje trouxemos para vocês três formas que são populares em nosso país para juntar dinheiro para você analisar e ver se alguma se encaixa em sua realidade financeira.
Quer saber quais são essas estratégias? Então é só prosseguir na leitura deste texto!
Pode até parecer fácil, mas não é: corte gastos supérfluos!
Este método a princípio pode parecer fácil: cortar do orçamento todos os gastos que não são estritamente necessários e que podem configurar ‘desperdício’ de dinheiro.
Contudo, apesar de parecer fácil, não é! Afinal, cada pessoa tem suas próprias prioridades. Por isso, nosso conselho geral é responder três perguntas antes de fazer esses gastos. As perguntas são essas: “Eu preciso? Eu posso? Eu devo?”
Caso uma dessas perguntas tenha como resposta um “não”, acredite: trata-se de um gasto desnecessário para você neste momento.
Desafio das 52 semanas
Esta é uma das formas mais populares de se juntar dinheiro ao longo das 52 semanas de um ano. Ela funciona da seguinte maneira: estipule uma quantia inicial e aumente o valor semanalmente.
Por exemplo: na primeira semana de janeiro junte R$5,00. Na segunda passe para R$10,00 e assim por diante.
A vantagem deste método é criar o hábito de semanalmente ir juntando quantias, ainda que elas sejam pequenas e a desvantagem é que ao longo das semanas a pessoa desanimar, visto que os valores vão aumentando.
Por isso, é importante começar de pouquinho em pouquinho para conseguir fazer todo o desafio ao longo das 52 semanas do ano.
Ah, vale ressaltar que você não precisa necessariamente começar o desafio na primeira semana de janeiro, basta adaptá-lo para a sua realidade e em qualquer época do ano. O importante é ir poupando de pouquinho em pouquinho, ainda que não seja uma quantia expressiva e nem que a duração dessa poupança seja de 52 semanas.
Defina um dia ou uma semana de 0 gastos!
Pode parecer difícil, mas na verdade é plenamente uma questão de planejamento! Este método funciona da seguinte maneira: de acordo com sua realidade financeira você vai definir um dia, alguns dias ou até mesmo uma semana e não fará nenhum gasto nesses momentos.
Isso demanda planejamento de compras no supermercado, para que você consiga se alimentar bem e também força de vontade, afinal, as tentações sempre existirão e cabe a gente entender até que ponto queremos resistir a elas!