05/08/2025
13h58
5º dia útil

Chega a primeira semana do mês e a gente já fica naquela expectativa: em que dia vai cair o 5º dia útil? A ansiedade para receber é muita, mesmo quando o salário bate na conta e já vai todo para pagarmos as contas. E se você também é assim, precisa entender de uma vez por todas como é calculado o 5º dia útil e por qual motivo ele cai em um dia diferente a cada mês.

Como é o calculado o 5º dia útil?

Existe uma conta muito fácil para descobrir em qual dia vai dor o 5º dia útil. Você precisa contar os 5 primeiros dias do mês, mas, nessa contagem, você não pode incluir os sábados, domingos, nem os feriados.

Então, vamos para aquele exemplo prático para você entender ainda melhor? Suponha que o primeiro dia do mês seja em uma sexta-feira. Então, a segunda-feira será o 2º dia útil. Assim, a terça-feira será o 3º dia útil desse mês e assim por diante.

Ah, e aproveitando esse assunto, saiba que quando o 5º dia útil cair no sábado, o patrão deve adiantar o salário para a sexta-feira. E isso tem uma explicação muito simples: bancos não têm expediente durante o sábado e, dessa forma, a empresa deve antecipar o pagamento para o dia anterior, conforme determina a lei. E isso é muito bom, né? Às vezes, tudo que a gente quer é que o pagamento caia antes do final de semana, pra gente conseguir curtir um pouquinho mais, concorda?

Dúvida comum

Como você viu, dia útil então é considerado de segunda a sexta-feira, exceto feriados. Sobre o horário de pagamento, que também é motivo de dúvida entre muitas pessoas, saiba que isso também depende do expediente bancário. Por isso, é normal que o pagamento caia até 17h ou 18h, no máximo, que geralmente é o horário de encerramento do banco. Por isso, fique de olho: se o salário não caiu, entre em contato com o patrão ou com a área de recursos humanos, que é a responsável pelos pagamentos.

E agora que você já tem toda essa informação preciosa com você, compartilhe com colegas de trabalho que não sabem e que sempre ficam na dúvida sobre o assunto. E nós incentivamos você sempre a conhecer direitos como esse, porque, como trabalhadores e interessados em nosso próprio dinheiro, precisamos acompanhar direitinho se a empresa está cumprindo com a lei.