O abono salarial 2026 já tem data para os pagamentos referentes ao ano-base 2024: a partir de fevereiro, a cada dia 15, os trabalhadores brasileiros de baixa renda que se enquadram nos programas receberão o benefício de um salário mínimo (parcela única) no mês em que fazem aniversário. Em meses em que o dia 15 não for considerado útil, como é o caso de fevereiro, os valores cairão no próximo dia útil.
Quem tem direito ao abono salarial 2026?
O abono salarial 2026, benefício no valor de um salário mínimo, é pago, em linhas gerais, para trabalhadores de baixa renda que tenham trabalhado ao menos 30 dias do ano-base. É importante ressaltar que o ano-base é sempre referente a dois anos anteriores. Mas existem outras regrinhas que vamos esclarecer aqui hoje.
Para receber o valor é necessário ter recebido valores médios mensais de até R$ 2.765,93 e estar inscrito em dois programas muito conhecidos: o PIS ou o PASEP. Observe, portanto, que o trabalhador não pode receber mais que dois salários mínimos para fazer jus ao benefício. Além disso, o trabalhador deve estar cadastrado no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos e ter trabalhado por pelo menos 30 dias no ano-base.
E como esse assunto deixa muita gente confusa, vamos dedicar um tópico para entendermos com tranquilidade quem realmente tem direito ao abono salarial 2026 considerando que ele é direcionado aos trabalhadores inscritos nos PIS e no PASEP. Entender, portanto, esses programas, é fundamental para conhecer o seu direito.
O que significa PIS e PASEP?
Vamos lá: o Programa de Integração Social, mais conhecido como PIS, e o PASEP, que é o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público, têm o mesmo objetivo: criar uma espécie de poupança dos trabalhadores de menor renda. Mas atenção: não há descontos para os trabalhadores que recebem esse benefício.
O que diferencia os dois é que o PIS é recolhido por empresas privadas e destinado a trabalhadores dessas empresas privadas. Além disso, o fundo é administrado pela Caixa, bem como os pagamentos são feitos por esse banco aos trabalhadores da iniciativa privada. Já o PASEP é destinado a servidores públicos federais, estaduais, municipais e empregados públicos, e é administrado/pago pelo Banco do Brasil.
Agora, você deve estar se perguntando: de onde vem o dinheiro desses fundos? Bom, os recursos vêm de contribuições que são recolhidas de acordo com o faturamento das empresas e são administrados de acordo com legislações específicas sobre o tema.
Como faço para receber?
Para receber o abono salarial 2026, é importantíssimo garantir que os seus dados sejam informados corretamente pelo seu empregador. É possível consultar se você tem direito por meio do aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (CTPS Digital), na aba benefícios, ou por meio do telefone 158, disponibilizado para os trabalhadores tirarem dúvidas.
Antes de encerrarmos, saiba que o valor do abono salarial 2026 varia de acordo com os meses que foram trabalhados no ano-base (2024). Caso você tenha trabalhado os 12 meses do ano, receberá integralmente o salário mínimo. Do contrário, o valor será proporcional aos meses trabalhados. Com todo esse conhecimento, corre e confere se você tem direito e a melhor forma de saque de acordo com o banco do seu benefício!