Sem dúvidas você já ouviu falar em ações na bolsa de valores. Mas, você sabe como funciona esse mercado? Sabe para que elas servem? Neste texto vamos falar tudo sobre o mundo das ações, como comprar, suas vantagens e desvantagens.
O que são ações na Bolsa de Valores?
Ações são “pedaços” de empresas que ficam disponíveis para serem compradas ou vendidas na Bolsa de Valores do Brasil – que é como se fosse um grande mercado contendo todas as empresas que oferecem ações para pessoas físicas e jurídicas.
Por exemplo, a empresa “X” pode disponibilizar ações na Bolsa e, assim, as pessoas podem investir nessa empresa ao comprar os “pedaços” dela, tornando-se dona (acionista).
É possível comprar ações de várias empresas – o que forma a carteira de investimentos em ações.
Vantagens de comprar ações
- É uma boa maneira de diversificar os investimentos e aumentar a rentabilidade;
- Não é necessário muito dinheiro para começar a comprar;
- É possível investir em ações de empresas de diferentes setores;
- Alta liquidez. É possível comprar e vender ações em segundos;
- Podem apresentar alto retorno em lucros.
Desvantagens de comprar ações
- É um investimento de renda variável, ou seja, não é possível saber antecipadamente quais serão os lucros obtidos pela compra e venda;
- É considerado um investimento de alto risco, pois os preços das ações podem variar ao longo do dia devido a fatores internos e externos;
- Apesar de existir chance de alta lucratividade, ela não é garantida – e, dependendo da oscilação do mercado, pode haver prejuízo.
Outro fator importante a ser levado em consideração antes de comprar ações é que elas são um investimento de longo prazo. Por isso, não é uma boa recomendação para quem precisa resgatar valores a qualquer momento. Neste caso, é melhor pensar em uma reserva de emergência, por exemplo.
Passo a passo para comprar ações
1- Abra uma conta em uma corretora de valores
A corretora de valores é a empresa que faz a intermediação da compra e venda de ações na Bolsa de Valores. Ou seja, isso significa que sempre que o investidor quiser comprar ou vender ações, ele deverá ter o apoio de uma plataforma da corretora.
É importante verificar os valores da taxa de corretagem.
Lembramos também que alguns bancos podem fazer essa intermediação e disponibilizar plataformas próprias para que os correntistas façam seus investimentos em ações.
2- Faça o teste de perfil de investidor
Antes de decidir onde comprar ações, a corretora ou banco deve disponibilizar para o cliente um teste para que ele entenda qual é o seu perfil de investidor.
Neste caso, a pessoa irá responder a algumas perguntas simples para que sejam avaliados conhecimentos financeiros, objetivos, quanto de risco a pessoa estaria disposta a correr e etc.
Depois de coletar essas informações, a corretora recomenda quais as opções de investimentos em ações estão mais de acordo com o seu perfil.
3- Analise as ações disponíveis na plataforma
É recomendado que seja feita uma avaliação cuidadosa dos tipos de ações para comprar. Inclusive, a plataforma online onde ficam todos os dados e ações disponíveis é chamada de Home Broker.
Separe também um tempo para estudar e entender como funciona o mercado de ações. Use a lista das opções recomendadas para o seu perfil de investidor e conheça as empresas, leia notícias e as tendências de crescimento e valorização.
4- Confira os valores das ações disponíveis
A compra de ações pode ser realizada em lotes – o chamado “pregão de mercado à vista” da Bolsa de Valores.
O pregão se inicia às 10h e termina às 17h55. Durante esse tempo, os investidores podem analisar os preços e negociar a compra e venda.
As ações listadas na Bolsa de Valores são negociadas em modelos de lotes – cada lote contém 100 ações.
Exemplo: se no momento da compra cada ação de uma empresa estiver valendo R$15,00, então será necessário ter R$1.500,00 para comprar um lote.
Existe também a opção de comprar ações em unidades – conhecido como mercado fracionário. Neste caso, a pessoa compra entre uma unidade e 99 ações.
5- Compre as ações por uma ordem de compra
Após escolher quais lotes de ações comprar, é hora de fazer o pagamento. E essa negociação é feita através de uma ordem de compra. Nesse caso, é só seguir as etapas da plataforma da corretora.
O prazo de liquidação – ou seja, para que a compra (ou venda) seja confirmada e concretizada na Bolsa – é de 2 dias úteis.
Agora, que você já sabe mais sobre a Bolsa de Valores é hora de começar a se planejar para investir nesse mercado!