
Você já ouviu falar em agrupamento de contas? Parece difícil a expressão, mas isso nada mais é que juntar as contas de uma mesma categoria na hora de fazer seus cálculos mensais. E por que isso é tão importante? Quando queremos controlar mais nosso dinheiro, é preciso conhecer, em detalhes, com o que estamos gastando. Vamos ver mais sobre esse assunto?
Entenda agora a importância do agrupamento de contas!
Bom, como já vimos, o agrupamento de contas nos ajuda a ver como estamos usando o nosso dinheiro. E isso é legal porque nos ajuda a controlar mais as despesas dos próximos meses. Para facilitar essa explicação, vamos imaginar que você seja um usuário dos aplicativos de transporte. Nesse caso, por três vezes na semana, você faz viagens utilizando esses serviços.
Ao fazer o agrupamento de contas, você pode somar todos os gastos com transporte, incluindo os valores gastos com gasolina, passagens de ônibus, viagens particulares por meio de aplicativo e outros que estejam relacionados a essa categoria. Ao somar tudo isso dentro de uma categoria, ao final do mês, você pode até mesmo se espantar com o valor gasto naquele mês só com pequenas viagens.
Como pensar as categorias de gastos?
Não é muito difícil pensar essas categorias, já que a maioria de nós consome de um jeito muito parecido. Por isso, ao fazer o seu agrupamento de contas, pense nas características similares de suas compras. Em alimentação, você pode colocar gastos com delivery, supermercado, açougue, sacolão e padaria. E se quiser simplificar, até mesmo aquela saída de final de semana em restaurante pode entrar aqui.
Em habitação – ou contas de casa – você pode incluir suas contas de água, luz, gás de cozinha, aluguel ou prestação da casa ou apartamento, além de outras despesas que você possa ter. O importante é você ter liberdade na hora de criar as suas categorias, de um jeito que elas consigam atender as suas necessidades de organização.
Agrupar contas também te ajuda a economizar!
Vários são os motivos para fazer o agrupamento de contas. A organização é um dos principais, pois, como já vimos, isso nos ajuda a entender como estamos gastando. E é aqui que mora o pulo do gato: quando temos muitas contas anotadas em um caderninho, não temos uma visão clara sobre o uso que fazemos do nosso dinheiro.
Mas quando colocamos em categorias, nós conseguimos ver se é possível fazer ajustes (em nosso perfil de gastos. Voltando à categoria dos transportes, por exemplo, se você notar que está gastando muito, pode pensar em fazer cortes e estabelecer limites ao longo do mês. Ajustes possíveis nesse caso: pegar ônibus do transporte público, fazer pequenas rotas caminhando ou aproveitar mais caronas.
Em categorias como a alimentação, você pode dar preferência para fazer compras em dias de promoção ou aproveitar o fim de tarde no sacolão, quando os preços podem estar menores, estabelecer uma única saída ao mês para comer aquele hambúrguer e se distrair um pouco ou preferir fazer encontros em casa, com cada pessoa levando um item para comer.
Planejando as contas
Em resumo, o agrupamento de contas é mais uma ferramenta para você utilizar na hora de organizar seus gastos e planejar os próximos meses. Ele te auxiliará nas escolhas, mostrando possibilidades de cortes e ajustes, de modo que você entenderá qual parcela do seu salário está indo para cada lugar.
Por isso, use e abuse de dicas como essas, que te ajudam a economizar e a deixar a vida financeira mais organizada. Ah, e não esqueça de sempre prever uma fatia, mesmo que muito pequena do seu salário, para deixar guardada.