19/09/2025
14h35
água da chuva

Você é daquelas pessoas que passam os dias pensando na chegada das chuvas só para sentir aquele cheirinho de terra molhada? Ou prefere os dias de sol? Bom, a gente sabe que a água da chuva é muito importante para quase tudo em nossa vida.

A chuva representa que os alimentos vão crescer nas plantações, que nossas bacias terão água para captação pelas empresas de saneamento e, ainda, que vamos conseguir a preciosa energia elétrica, já que, no Brasil, a matriz energética é quase totalmente hídrica, o que significa que nossa energia vem da força das águas.

Mas já pensou em aproveitar a água da chuva em casa? Vamos falar um pouco sobre esse tema hoje, que é tão interessante para economizarmos água e dinheiro, dentro das possibilidades de cada um, é claro.

Como aproveitar a água da chuva?

O primeiro ponto muito importante que queremos que você saiba é que não se pode aproveitar a água que cai dos céus para algumas atividades sem tratamento. Um exemplo disso é que você não vai beber a água da chuva, combinado?

Pode confiar naquele papo das pessoas mais antigas também que a primeira chuva fininha pode ser ácida, porque desce trazendo toda a poluição para o chão. Então o ideal também é captar as águas que caem após um tempinho ou depois da primeira chuva que dá aquela limpada no ar.

Nós sabemos que sistemas de captação de água de chuva nem sempre são baratos e cabem em todas as residências. Por isso, saiba que você pode aproveitar a água da chuva de um jeito muito fácil. Lembra dos baldes para goteiras? É assim mesmo que você pode fazer, utilizando-os para captar a água.

Se você está construindo uma casa agora – e aproveitamos para deixar aqui nossos votos de “força’, porque sabemos que não é fácil -, pode pensar junto ao profissional uma forma de captação dessa água para ter por mais tempo, mesmo depois que o período chuvoso vá embora.

Quais os benefícios de aproveitar essa água?

Ao aproveitar a água da chuva você consegue economizar dinheiro e ainda faz um bem enorme ao meio ambiente, porque estará evitando que uma parte do volume da chuva chegue até as ruas. Em tempos chuvosos, quando as tempestades vêm fortes, o excesso de água se transforma em enchentes nas cidades.

Por isso, ao captar a água que vem da chuva, muitas pessoas conseguem ajudar nessa limitação de volume que chega aos pontos com maior facilidade de alagamento. Não à toa, em algumas cidades do país, já existem reservatórios que fazem esse trabalho para evitar que rios e córregos transbordem, o que sabemos que ainda causa muitos transtornos.

Como utilizar a água captada?

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o assunto, saiba que é possível utilizar a água da chuva de diversas formas. A principal delas é na irrigação de plantações, gramados e hortas, mas existe um jeito muito legal de aproveitar essa água em nossa casa, em nossas atividades de limpeza doméstica.

Para lavar o quintal, o canil dos cachorros e até mesmo limpar a casa e o carro é possível utilizar a água proveniente das chuvas. É possível também utilizar essa água em sistemas de descargas de vasos sanitários. Assim, você economiza a água tratada que vem das empresas de abastecimento e saneamento e evita de pagar pela água consumida.

Para regiões onde a seca é uma realidade, a água da chuva pode ser até mesmo guardada para quando a estiagem chegar. É comum que nesses locais já haja cisternas e recipientes próprios para a captação das chuvas, sendo que essa água logo depois passa por um processo de purificação/filtragem para certificar de que é própria para o consumo humano.