Se você mora no Brasil com certeza já reparou que nos últimos tempos temos enfrentado uma grande alta nos preços dos mais diversos produtos, o que acarreta um aumento expressivo do custo de vida das pessoas, que não têm em sua renda um aumento compatível com a alta de preços.
Você sabe porque essas altas de preços acontecem? É o que te contaremos no texto de hoje!
O que causa a alta de preços?
Primeiramente, é importante que você saiba que a alta de preços tem uma razão para ocorrer: ela é medida e de certo ponto determinada pela inflação,
um índice adotado pela economia e indica o aumento dos preços dos mais diversos setores. De forma geral, os preços de alimentos, bens de consumo e até bens materiais são influenciados pela inflação.
Aqui no Brasil, a inflação é um termo muito falado nos jornais e meios de comunicação em geral, principalmente nos últimos meses, cujo preços de diversos itens do dia a dia do cidadão vem aumentando gradativamente.
Sobre a inflação
A inflação pode ocorrer de forma curta, que é quando o aumento ocorre em um mês e se estabiliza depois ou, quando ocorre a longo prazo, que é quando ela aumenta continuamente ao longo dos meses.
Tipos de inflação
Primeiramente, é preciso entender que há inflação pode ser de dois tipos: de curto ou longo prazo. A seguir mostraremos as causas do aumento em cada um desses casos. Confira:
Inflação de curto prazo
A inflação de curto prazo acontece quando há um aumento específico em um mês do índice inflacionário Abaixo, listamos algumas possíveis razões para a ocorrência da inflação de curto prazo. Contudo, é sempre importante lembrar que não há regras engessadas e que a economia de todo lugar vai mudando de tempos em tempos e o que consideraremos a seguir são situações gerais.
Aumento de demanda
Acontece quando há um aumento no número de pessoas interessadas em um determinado item em um curto prazo de tempo. Isso porque, quando há um aumento repentino na demanda, fica difícil garantir que haja o produto para todos.
É quando a procura fica maior do que a oferta, fazendo com que o preço deste item suba, gerando inflação.
Aumento dos custos de produção de produtos
A inflação deve pode surgir quando a produção de um determinado produto ou serviço fica mais caro. Dessa forma, a demanda tende a ser menor do que a oferta e daí os preços tendem subir para tentar equilibrar as coisas.
Como é possível perceber, há inflação em ambos os casos, seja quando ocorre um desequilíbrio de muita demanda e pouca oferta ou vice-versa.
Causas da inflação de longo prazo
Emissão do papel-moeda
Há algumas atitudes do governo que podem contribuir para que a inflação aumente no longo prazo, isto é, que vá aumentando de forma frequente ao longo de um ano.
Quando o gasto é maior do que a verba arrecadada, por exemplo, é necessário ‘fabricar’ mais dinheiro, o que quer dizer que é preciso injetar mais moeda para pagar as contas.
Essa emissão de papel-moeda faz com que o dinheiro que circula pelo país seja maior do que a oferta de serviços e produtos e, aí, os preços tendem a aumentar.
Queda da taxa de juros
Quando há uma diminuição da taxa Selic, que é o índice básico de juros da economia, definido pelo Banco Central, o dinheiro guardado na poupança, em renda fixa ou em títulos públicos começam a ter um rendimento menor.
Atrelado a isso, as linhas de crédito ficam mais favoráveis e com juros menores, o que é uma forma de estimular o consumo e contratação desses serviços. Contudo, é importante saber que no longo prazo essa ação acaba por gerar um aumento na demanda por tais produtos e serviços, o que tende a aumentar a inflação.