27/10/2025
17h21
alternativas

O nosso salário nem sempre acompanha as necessidades do mês. Às vezes, por falta de planejamento financeiro, nós nos deparamos com aquela bola de neve e não sobra dinheiro para nada. Nesse momento, é fundamental encontrar alternativas para seguirmos nossa rotina sem grandes prejuízos.

Uma das verdades que quase todos nós acreditamos é de que a vida não para. Não importa se não temos mais saldo na conta bancária, precisamos continuar e dar conta de nossos compromissos. Hoje, vamos falar justamente de caminhos diferentes que podemos tomar para não ficar refém do orçamento curto. Vamos juntos?

Quais alternativas buscar quando o dinheiro acaba?

Ao pensar em alternativas, é bom lembrar que aqui vamos mostrar exemplos reais do que pode ser feito. Mas tudo vai depender da situação em que você encontra e o tipo de solução que aquele problema em específico pode ter.

Mas o fato é que sempre podemos pensar em saídas que vão nos custar menos dinheiro ou até mesmo soluções gratuitas. No primeiro exemplo, pense em um estudante que está fazendo um curso de graduação.

Durante a faculdade, nós sabemos que muitos são os custos: passagens de ônibus, alimentação, xerox etc.. Imagine que esse estudante esteja com a grana curta neste mês e precise comprar um livro cujo conteúdo cairá nas próximas provas.

Em vez de comprar um livro caro, ele pode consultar o livro em bibliotecas públicas da cidade, de forma gratuita, ou buscar um exemplar na biblioteca da própria faculdade, pois geralmente há livros disponíveis para consultas e empréstimos aos alunos.

Novas escolhas quando a gasolina pesa no bolso

Agora, vamos falar de uma das alternativas que mais pode fazer a diferença na sua vida: deixar o carro em casa quando o dinheiro sumir da carteira. Nós sabemos que muita gente se sente mais confortável em veículo próprio.

Contudo, meus amigos, quando o salário acaba mais rápido e ainda falta a última semana útil do mês, em vez de completar o tanque de gasolina ou álcool no posto e fazer mais uma dívida no cartão de crédito ou pedindo dinheiro emprestado a amigos e familiares, você pode simplesmente pagar passagens de transporte público.

Com essa troca, você traz um fôlego maior não só para o mês atual, mas para os próximos meses, já que vai deixar de comprometer o cartão de crédito. E ainda utilizando o automóvel pessoal como exemplo, vamos lembrar que muitas vezes fazemos dívidas quando o carro estraga. Mas será que é o melhor caminho?

Alternativas sempre existirão, como deixar o carro parado até que você junte o dinheiro necessário para o conserto. Muita gente vive pendurada em cartões ou devendo profissionais porque não consegue fazer pequenos sacrifícios ao se deslocar de outros modos que não seja em veículo próprio.

Está pesado comer na rua?

Quando pensamos em alimentação, também precisamos falar de alternativas. E não é para passar fome de jeito nenhum, ok? Mas você pode readequar o consumo de alimentos comprados em lanchonetes ou restaurantes. Basta dar preferência aos preparos feitos em casa e aproveitar o jantar para fazer marmitas e levar para o trabalho ou os estudos.

Nem sempre as alternativas vão agradar a todos, mas o fato é que elas existem para nos ajudar a ter mais equilíbrio financeiro, principalmente quando o dinheiro está escasso. Então, vamos ser honestos e justos com a gente mesmo e entender que vale a pena adotar hábitos diferentes por um tempo, pois essas novas escolhas vão fazer sentido lá na frente.

Deixe que a criatividade te guie em busca de mais alternativas para outras situações da vida que não citamos aqui. Nós temos certeza que você vai conseguir fazer substituições inteligentes para afastar novas dívidas e ainda suprir as suas necessidades.