O final do ano traz uma série de compromissos sociais que nos aproximam de pessoas que não vemos há algum tempo, como amigos ou familiares, e até mesmo aqueles momentos de confraternização com colegas de trabalho. O amigo secreto costuma ser uma tradição nesta época, quando muitos de nós nos questionamos se teremos dinheiro para tantas coisas…
Hoje, portanto, vamos discutir a forma de fazer uma recusa muito gentil quando somos convidados a participar em nosso setor. Muitas vezes, os funcionários costumam ter dúvidas sobre a obrigação de participar desta troca de presentes. Mas a verdade é que ninguém precisa gastar mais do que tem para agradar, o ponto aqui é como não participar de forma amigável. Vamos ver?
Amigo secreto no trabalho: posso recusar?
Nós já contamos aqui, no Clube U., que é obrigatório participar de confraternizações do trabalho que ocorrem em dia e horário de serviço. Mas diferentemente desse compromisso oficial, o amigo secreto, embora seja um momento legal, não é uma obrigação do funcionário. Seja por motivos financeiros ou por algum outro tipo de desconforto, é possível não colocar o seu nome na lista de participantes.
Como fazer a recusa?
Se você decidir não participar do amigo secreto de seu trabalho ou de outros círculos sociais em que participa, seja honesto ao apresentar os motivos. Saiba que não é vergonha nenhuma dizer que, neste momento, você está com muitos gastos e contas e que prefere manter as finanças pessoais mais reservadas.
Você não precisa entrar em detalhes sobre os seus motivos, mas uma explicação rápida e que traz a motivação por trás do não pode ser interessante para que as pessoas recebam da melhor forma possível essa negativa. A honestidade é uma boa aliada neste momento, principalmente se você enfrenta essas barreiras financeiras que citamos e até mesmo está com a agenda cheia.
Quero participar mas tenho pouco dinheiro. E agora?
Na maioria das empresas, as pessoas combinam valores máximos e mínimos para que os presentes sigam um padrão. Se você deseja participar do amigo secreto de sua empresa, procure conversar com a equipe sobre um valor que te deixará confortável e que fará com que sua participação possa ocorrer. Essa atitude demonstra que você tem interesse, mesmo que esteja passando por uma situação financeira mais restritiva.
Saiba, sobretudo, que não é preciso gastar muito para agradar. O amigo secreto é um momento de troca que vai além dos presentes e bens materiais, por isso, invista valores dentro do combinado e de sua realidade. Mesmo que o seu amigo secreto seja o seu líder ou chefe, não se desespere e siga as premissas que foram ajustadas com o grupo.
Em resumo, o importante é não se endividar e se planejar para participar dos compromissos do final do ano sem comprometer cartões de crédito e ter dores de cabeça no futuro. Participe do amigo secreto quando isso for possível, mas se recuse a iniciar um ano com preocupações financeiras, porque isso traz impactos que ninguém quer passar, concorda?