06/04/2023
19h31
Amortização

Amortizar uma dívida – seja ela de empréstimo ou de financiamento – basicamente significa pagá-la. Porém, existe algo a mais que pode ser feito.

Independente do débito ter 30 ou 300 parcelas, é possível antecipar o pagamento das mesmas e diminuir o tempo da dívida e, com isso, conseguir bons descontos nos juros.

Separamos nesse texto algumas dicas para que você entenda como usar a amortização a favor do pagamento das dívidas.

O que é amortização?

A amortização significa a redução do valor de uma dívida, até pagá-la completamente. Mas, quando falamos em grandes dívidas, como empréstimos ou financiamentos, a amortização pode ganhar outro sentido.

Nesses casos, ela pode significar antecipar as parcelas para pagar o débito mais rapidamente, sendo que, quanto mais parcelas forem antecipadas, maiores os descontos na dívida total.

Como funciona a amortização

O seu objetivo, basicamente, é pagar a dívida e, se possível, diminuir o tempo do empréstimo ou do financiamento. Na prática, antecipa-se o pagamento das parcelas. Geralmente as parcelas finais, pois assim os juros também podem ser reduzidos.

Para entender melhor, vamos entender como funciona o financiamento ou empréstimo.

1-    Valor principal: é o valor que a pessoa pegou emprestado, junto com os custos operacionais

2-    Taxa de juros: é a forma de remuneração do banco ou instituição financeira pelo empréstimo ou financiamento realizado. 

3-    Saldo devedor: é o valor total do empréstimo já acrescido de juros 

4-    Prestações do saldo devedor: são os valores pagos mensalmente

Então, na amortização, adiantam-se as prestações do saldo devedor. Com isso, automaticamente, além da redução do tempo de empréstimo, a pessoa também pode ter a taxa de juros reduzida, dependendo da instituição financeira.  

Existem diversos sistemas de amortização e cada banco define quais utilizar nos empréstimos e financiamentos. Vamos falar sobre os dois principais tipos: a Tabela SAC e a Tabela Price.

Tabela SAC (Sistema de Amortização Constante)

No pagamento com base na tabela SAC, o valor das parcelas é o mesmo durante a vigência do contrato. Porém, a taxa de juros pode variar, pois a tabela é pós-fixada. Sendo assim, os valores dos juros são maiores no início do pagamento, mas vão caindo nas demais parcelas até o final.

Em resumo, na tabela SAC, o valor das parcelas vai diminuindo com o tempo, pois os juros mais altos são pagos no início.

Tabela Price (Sistema Francês de Amortização)

Já na amortização com base na tabela Price, normalmente os juros são pré-fixados. Isso significa que até o fim do empréstimo ou do financiamento o valor das parcelas será igual do início ao fim do contrato.

Essa opção costuma ser usada em empréstimos menores, tanto no valor emprestado como no tempo de pagamento. 

Dicas para amortizar empréstimos e financiamentos mais rapidamente 

– Além de pagar a parcela do mês, sempre que for possível, tente antecipar o pagamento das demais parcelas;

– Antes de antecipar, verifique se os descontos são maiores ao adiantar as parcelas iniciais ou as finais;

– Renda extra, 13º salário e bonificações podem ser usados para amortizar a dívida, diminuindo o tempo dela;

– Tenha sempre uma reserva de emergência para imprevistos. Caso não consiga pagar a prestação do mês, utilize a reserva.

Sobre o Autor

Paula Gargiulo
Paula Gargiulo

Jornalista especializada em Jornalismo Digital, é especialista em redação web e SEO, possui experiência em assessoria de imprensa, marketing de conteúdo e jornalismo de dados. Desde 2020 integra a equipe do Utua, já tendo escrito cerca de 20.000 conteúdos em mais de 60 países e atualmente é a gestora do time, alinhando visão estratégica com execução criativa — sempre com atenção à consistência da identidade verbal, à inovação nos formatos e ao impacto de cada entrega.