21/08/2025
14h40
aonde quero chegar

Você já assistiu ao filme ou leu o livro “As Aventuras de Alice no País das Maravilhas”? Mesmo que a sua resposta seja não, não deixe de ler este texto, pois não é necessário ter visto o conteúdo para entender a nossa reflexão de hoje:, que é “aonde quero chegar?”.

E mesmo que você não tenha visto o filme, talvez já tenha tido algum contato com o famoso gato roxo de sorriso largo – o Gato de Cheshire -, que tem uma conversa com Alice, a protagonista da história, vamos ver juntos?

O que o gato diz em “As aventuras de Alice no País das Maravilhas?”

A frase que nos serve de inspiração hoje foi dita no filme de uma forma muito natural. Mas, hoje em dia, muitas pessoas refletem sobre ela com um olhar mais profundo. E para você entender o contexto, saiba que, na história, Alice segue um coelho em sua toca, mas, em determinado ponto, se perde dele. E então fica confusa, pois está em um mundo fantástico (dos sonhos/irreal).

Chega um momento em que a personagem principal de As Aventuras de Alice no País das Maravilhas encontra o gato risonho – o gatinho roxo que falamos ali em cima – e pergunta para onde ela deve ir. No diálogo entre eles, no entanto, o gato pergunta para onde ela quer ir, mas ela diz que isso não importa tanto. Alice não sabia justamente o principal: “aonde quero chegar”.

O gato, então, responde a seguinte frase: “para quem não sabe aonde ir, qualquer caminho serve”. Pode ser que, quando criança, a gente nem tenha notado o quão interessante essa frase é. Mas hoje temos a felicidade de poder refletir sobre as nossas finanças e nossas vidas de um jeito lúdico, mas essencial para avançarmos nesta jornada dura, mas bonita, que é a vida real.

Aonde quero chegar?

O primeiro passo para deixarmos as nossas finanças mais organizadas, independente das condições financeiras, é entender essa pergunta fundamental, que é o “aonde quero chegar?”. Deixar um sonho só na cabeça não funciona, porque assim você não começa a se planejar ou não consegue entender nem por onde começar. Quer um exemplo prático? Vamos lá!

Você tem o sonho de comprar um carro, mas não sabe como fazer isso. Então, está na hora de começar a pensar, dentro da sua realidade, sobre como irá fazer para comprá-lo. O “aonde quero chegar” é uma forma de você refletir sobre a vida que tem hoje e a vida que gostaria de ter no futuro e, principalmente, tirar do papel esse sonho. Mas nenhuma realização pessoal e financeira ocorre se não nos planejamos para isso e por isso você vai ver abaixo uma dica prática.

Colocando em prática

Para começar a colocar em prática o “aonde quero chegar”, você precisa refletir sobre como está a sua vida atualmente. Quanto você recebe hoje? Quanto dá para guardar para dar entrada no carro? O que você precisa abrir mão – sem ser necessidades básicas (alimentação, aluguel, por exemplo) – para realizar esse sonho? É necessário comprar um modelo de carro mais antigo ou usado porque os novos estão muito caros?

Todas essas perguntas vão nortear a sua vida, pois, do contrário, você pode passar todo o seu tempo sonhando, mas sem realizar porque não sabe o que quer ou como chegar lá. Como disse o gato em As Aventuras de Alice no País das Maravilhas, qualquer caminho serve se você não sabe o que quer e como fazer para conquistar o que quer.

A importância de estabelecer metas objetivas e possíveis

Muitos fatores podem afetar as nossas vidas. Às vezes, perdemos o emprego, tomamos um prejuízo, ou temos surpresas boas, como a chegada de um filho. E tudo isso afeta as nossas finanças e os rumos podem mudar. Mas quem tem um objetivo claro, consegue recalcular a rota. Por isso, se você tem um objetivo que é possível dentro da sua realidade financeira, mesmo que isso exija muito esforço seu, com certeza você realizará.

O mais importante é estabelecer metas reais. Se você não consegue juntar R$5.000,00 em um ano, que tal colocar a meta de reservar o 13º ou R$ 1.000,00 a cada ano para comprar um veículo? É ruim esperar 5 ou 10 anos para conquistar o seu objetivo? Sim, mas essas são as condições que a maioria de nós temos para conquistar bens materiais na vida.

E, com certeza, ao olhar para trás, vamos nos sentir felizes por sabermos aonde queremos chegar, assim como o gatinho ensina em Alice no País das Maravilhas, mostrando à garotinha perdida que é necessário saber o “aonde quero chegar”. Leve isso para a sua vida para ter mais direção, para não se perder dos seus propósitos – e nunca deixe de sonhar e realizar.