05/12/2025
07h52
apostadores (1)

Os apostadores que têm dificuldades de vencer o desejo de jogar terão, a partir de 10 dezembro de 2025, uma ferramenta de autoexclusão de dados dos ambientes das famosas bets. Essa é uma novidade anunciada pelo Ministério da Fazenda e da Saúde, órgãos federais que estão desenvolvendo iniciativas para apoiar a população que tem dificuldade de parar de apostar.

Mesmo antes do anúncio dessa plataforma, os apostadores já podiam fazer, de forma individual, a exclusão de dados, uma possibilidade que cada bet oferecia dentro do aplicativo ou site. O diferencial desse novo sistema é que os brasileiros conseguirão fazer a autoexclusão de dados com validade para todas as bets.

Qual a importância da autoexclusão para os apostadores?

A autoexclusão permite que os apostadores deixem de receber anúncios e publicidades referentes às apostas. Além disso, ao fazer o cadastramento na nova plataforma, o CPF do apostador ficará indisponível para novos cadastros.

Mas atenção: é o próprio cidadão que escolherá o tempo dessa autoexclusão, com opções de se manter afastado do universo das publicidades das bets por um, três, seis e doze meses – ou um período indeterminado, de acordo com a possibilidade da ferramenta recentemente anunciada.

Para quem passa por dependência em relação aos jogos, essa medida é uma aliada no controle do impulso de jogar. De acordo com dados do Ministério da Fazenda, as bets já reportaram a autoexclusão feita por 950 mil apostadores, mas agora o novo sistema integrado do Governo pretende facilitar esse processo no qual as próprias pessoas se desligam do ambiente das bets temporariamente.

Preocupação com a saúde

Uma grande preocupação de autoridades de todo o mundo está ligada não somente ao dinheiro que muitas famílias perdem com os jogos, fragilizando as relações por meio do endividamento e até mesmo do desvio dos recursos para itens que não são necessidades primárias, mas com a saúde das pessoas que sofrem com a dependência.

Depressão, ansiedade, isolamento social, associação com outros vícios – a exemplo da bebida alcoólica – são algumas das questões de saúde que afetam muitos apostadores que não conseguem deixar de jogar. Por isso, a nova plataforma do Governo Federal trará um teste on-line para que os apostadores consigam identificar se estão viciados.

A partir de fevereiro de 2026, a expectativa é que a plataforma tenha algumas opções muito importantes, como o atendimento médico virtual (telatendimento) especializado em saúde mental e jogos, uma parceria firmada entre o Governo Federal o Hospital Sírio-Libanês, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional (Proadi-SUS).

Sobre o Autor

Emelyn Vasques
Emelyn Vasques

Jornalista, atua há 8 anos nas áreas de assessoria de imprensa, comunicação e produção de conteúdos para diferentes veículos e plataformas. Destaca-se em sua trajetória a experiências como repórter no Jornal Diário do Comércio, especializado na cobertura econômica de Minas Gerais.