O que é ser rico para você? A posse de muitos bens pode nos trazer a ideia de que uma pessoa tem uma boa condição de vida. Mas quando conhecemos o conceito de ativos financeiros, essa realidade pode parecer um pouco diferente. Por isso, hoje é dia de nos aprofundarmos em um tema que vai abrir os seus olhos sobre o seu patrimônio e o que é ser rico.
Bens ativos ou passivos?
É muito provável que você já tenha ouvido falar que o que torna uma pessoa rica é o fato de ela conseguir fazer o dinheiro trabalhar por ela. E isso retrata a capacidade das pessoas investirem em bens que trarão retornos financeiros, os chamados ativos. Já os passivos, são aqueles bens que aumentam os seus gastos.
Se pensarmos em uma casa própria, por exemplo, entendemos que ela é um bem, sim. Contudo, como temos gastos com manutenção, reformas, entre outros. Mas, atenção: isso não significa que você não deve conquistar a casa dos seus sonhos, mas que deve fazer essa diferenciação, até porque a casa faz sim parte do seu patrimônio e é algo importantíssimo.
É a sua casa, por exemplo, que alivia os custos sobre o aluguel de um imóvel que não é seu. Ainda assim, mensalmente você terá uma série de gastos com ela, como as contas fixas. Por isso, a título de classificação, vamos considerar a casa um passivo. E, assim como ela, carros, motos e outros bens materiais são considerados passivos.
Quais são os ativos financeiros?
E quais são os ativos financeiros? Bom, já dissemos que eles são aqueles que nos fazem ganhar mais renda, não é mesmo? Os ativos podem ser valores oriundos de imóveis que você aluga, patentes registradas por você, direitos autorais e os ativos financeiros. Percebeu que há uma diferença entre ativos e aqueles financeiros?
É que estão no grupo dos ativos financeiros aqueles investimentos que você faz no mercado financeiro propriamente dito. Títulos públicos, privados, ações, cotas de fundo e outros tipos de aplicações financeiras são opções disponíveis nesse caso. E as pessoas utilizam esses investimentos para que suas rendas aumentem ao longo do tempo.
E o que torna uma pessoa rica?
Voltando ao pensamento do início do texto, saiba que a pessoa rica é aquela que consegue ter ativos financeiros que apoiam o estilo/padrão de vida. Pessoas que só parecem ricas podem até ter muitos bens, mas elas, muitas das vezes, vivem com dificuldades de manter o padrão de vida atual. Em resumo, o que torna uma pessoa rica é justamente acumular recursos que protegerão o patrimônio e um padrão de vida confortável.
Antes de finalizar, vamos a um exemplo: imagine alguém que tem o salário de R$ 30 mil. Se essa mesma pessoa gasta R$ 30 mil, ela não tem espaço para criar reservas ou fazer investimentos. É possível ter o carro do ano e estar sempre viajando, mas, em meio a imprevistos, as dificuldades para manter esse alto padrão poderão vir com força.
Por isso, incentivamos que você crie estratégias, dentro da renda que recebe atualmente, para ter mais ativos do que passivos. Pois a riqueza vem da diferença entre os ativos e os passivos. E o quanto antes essa mensagem for compreendida, melhor é para a construção de um futuro mais seguro financeiramente. Esperamos que tenha gostado dessa explicação tão fundamental para pensarmos nos nossos planos.