Hum… um azeite sobre a salada ou sobre aquele arroz quentinho. Que delícia, hein? Mas imagina só pagar caro em nosso ouro líquido e descobrir que ele está entre as marcas de azeites impróprios para consumo? Definitivamente não é por essa experiência que queremos passar em nosso dia a dia, concorda?
Porém, vira e mexe, os noticiários nos mostram exatamente esse tipo de situação: “Ministério da Agricultura classifica 4 lotes de azeites impróprios”, por exemplo. E fica até difícil de a gente acompanhar tantas questões relacionadas a fraudes, já que constantemente novas notícias como essas chegam ao conhecimento da população brasileira.
Dados assustadores
Para se ter ideia da gravidade da situação, saiba que somente entre janeiro e novembro de 2025, durante ações de fiscalização realizadas pelo Ministério da Agricultura e pela Anvisa – a Agência Nacional de Vigilância Sanitária -, 25 marcas de azeite foram banidas do mercado ou impedidas de comercializar os lotes em que foram constatadas as fraudes.
Por isso, enquanto consumidores, precisamos sim ficar atentos e de olho no que estamos comprando, independente se o item tem alto ou baixo valor. A indústria brasileira deve seguir uma série de práticas para ter os registros de cada área, e precisamos apoiar ações como essas que tiram do mercado essas tentativas de enganar a população para alcançar lucros maiores.
Por que existem azeites impróprios para consumo?
Essas proibições de comercialização podem ocorrer por diferentes motivos. Mas os principais deles – e que tornam os azeites impróprios para consumo – são: fabricação em locais clandestino, ou seja, que não têm autorização ou condições sanitárias dentro da norma; irregularidades relacionadas a falsificação ou adulteração, como a mistura de outros óleos ; e incerteza sobre a origem do produto.
A venda desses produtos é proibida!
Mesmo que você não veja o anúncio de marcas ou lotes proibidos, os comerciantes não devem de forma nenhuma ofertar esses produtos proibidos em seus estabelecimentos. Por isso, é importante que donos de negócios de todos os portes, mesmo aqueles pequenininhos, estejam atentos para retirar das prateleiras os produtos com essa classificação.
O que fazer se já comprei um produto impróprio?
Se você não sabia e comprou um dos azeites impróprios, saiba que é possível solicitar a troca do produto junto à empresa responsável ou diretamente no estabelecimento. Outra informação muito importante é que é fácil encontrar a lista de marcas classificadas como irregulares. No site do Ministério da Agricultura e da Anvisa, em uma busca rápida você encontra os nomes.
Mas atenção: os órgãos oficiais do Governo Federal também indicam que você interrompa imediatamente o consumo desse item se ele for classificado como impróprio. Assim, é fundamental que todos entendam que a qualidade desses exemplares não é boa e que por isso é preciso realizar a troca ou o descarte.
Nós esperamos que você tenha aprendido algo muito relevante sobre a sua saúde. Invista em marcas que fazem tudo certinho e que garantem que o melhor azeite chegue à sua mesa. O Clube U agradece por você ter acompanhado este artigo até aqui. Até o próximo!