
Vira e mexe, a gente vê um anúncio que preferimos até ignorar: a bandeira vermelha na conta de luz. Ela acontece em alguns períodos em que está mais difícil gerar energia. Muitas vezes, isso ocorre por conta da falta de chuvas, mas mesmo que esteja chovendo em sua região, esse anúncio pode chegar, porque o sistema elétrico brasileiro é todo integrado, então a seca de um local afeta tudo!
O que é a bandeira vermelha?
A bandeira vermelha foi criada pela Agência Nacional de Energia Elétrica, mais conhecido como ANEEL, para avisar quando a energia elétrica está mais cara por causa de problemas, como a seca, que afeta o preço da geração de energia. Quando o Brasil passa por uma seca, é preciso usar usinas térmicas, que geram energia de forma mais cara do que as hidrelétricas, que dependem da água nos reservatórios.
Por isso, quando a bandeira vermelha é acionada, a conta de luz fica mais cara e a ideia de avisar isso pros consumidores é justamente para sinalizar sobre a importância de começar a economizar energia, diminuindo o consumo para evitar que a fatura da luz suba muito.
Entenda as bandeiras de energia elétrica
O sistema de bandeiras foi criado em 2015 pela ANEEL para ajudar as pessoas a entender quando a energia está mais cara ou mais barata. Aqui estão as diferentes bandeiras que você pode ver em sua conta de luz:
✅ Bandeira verde: Isso significa que a geração de energia está boa e não há aumento no custo.
⚠️ Bandeira amarela: Quando as condições para gerar energia não estão boas, a conta de luz aumenta um pouco.
🚩 Bandeira vermelha: Essa bandeira indica que a geração de energia está muito cara, e o aumento pode ser maior dependendo do patamar (1 ou 2).
⚠️ Bandeira de escassez hídrica: Acontece quando o custo de gerar energia é o mais alto possível, como durante a crise hídrica que ocorreu entre 2021 e 2022.
Em quanto vai aumentar a conta de luz?
Quando a bandeira vermelha é acionada, o preço da energia sobe mais. No patamar 1 da bandeira vermelha, a cada 100 kWh (quilowatt-hora) consumidos, o custo aumenta R$4,46. Já no patamar 2, o aumento é de R$7,88 a cada 100 kWh consumidos, mas valores extras podem ser cobrados dependendo da situação.
Dessa forma, o impacto do aumento na conta de luz pode ser grande, dependendo do quanto de energia você usa em casa. Por isso, é importante tomar cuidado e tentar economizar. Abaixo, vamos deixar algumas dicas para você conversar com a sua família. É importante seguir todas elas para manter a conta de luz mais baixa, mesmo em meio à bandeira vermelha, combinado?
Como economizar na conta de luz?
Uma boa dica para evitar que a conta de luz fique muito alta com a bandeira vermelha é tentar usar menos energia. Algumas medidas simples podem ajudar muito, como apagar as luzes quando não precisar, usar menos aparelhos eletrônicos ao mesmo tempo e optar por lâmpadas econômicas, aqueles modelos de LED. Isso pode diminuir o valor que você paga no fim do mês.
Além disso, verifique se você está utilizando os aparelhos de maneira certa. Por exemplo, evite deixar a televisão ou ventiladores ligados se não estiver usando. Essas atitudes ajudam a economizar e a pagar uma conta mais barata, e, o mais importante, reduza o tempo dos banhos e, se possível, use o chuveiro na posição verão.
Por último, e não menos importante, evite abrir a porta da geladeira à toa, pois isso faz com que o ar frio saia mais rapidamente do equipamento e a geladeira puxa bastante energia para conseguir deixar tudo frio novamente.