Ah, como é bom chegar em casa e tomar aquele banho quentinho – ou gelado a depender do dia, né? Mas, de repente, você percebe que já passou um bom tempo. Mas imagina só: por trás desse momento de prazer, está um verdadeiro ralo de água e eletricidade! Definitivamente, nosso bolso e o planeta não querem que esse banho dure uma eternidade, concorda?
Porém, vira e mexe, a gente se perde no tempo e fica com aquela dúvida: afinal, qual é o tempo máximo que o banho deve durar? E o que acontece com a conta de luz se eu demoro demais? Nós sabemos: é difícil manter a disciplina, já que o banho é um momento de pausa na correria. Só que é preciso.
Dados assustadores (da sua conta!)
Para se ter ideia do quanto está em jogo, saiba que o banho é o maior consumidor de água em uma casa e um dos maiores vilões da conta de luz (se você usa chuveiro elétrico). Dados mostram que o consumo de água em um banho de 15 minutos, por exemplo, pode gastar em média 135 litros de água.
Se você reduzir esse tempo para 5 minutos significa uma economia de mais de 90 litros em apenas um banho. Gritante a diferença, não é mesmo? Quando falamos em chuveiro elétrico, especialmente quando está na posição inverno (no termostato localizado no aparelho), saiba que ele pode ser um monstro de consumo.
Quanto mais tempo ele fica ligado, mais energia ele exige da sua casa, resultando em um aumento direto e visível na conta de luz, principalmente por se tratar de um aparelho com potência alta.
Qual é o tempo ideal de banho?
Há uma concordância mundial, entre diversos especialistas, de que um banho eficiente, que inclui ensaboar e enxaguar o corpo e os cabelos, pode ser feito em cerca de 5 a 8 minutos. Mais do que isso é, geralmente, desperdício
Adotar a meta de 5 minutos significa que você está ativamente diminuindo o uso da água e desligando o chuveiro elétrico mais rapidamente, o que se traduz em economia real no final do mês.
Proteção da pele
Além da economia, um longo período debaixo do chuveiro, principalmente com água quente, resseca a pele e os cabelos, removendo a oleosidade natural de proteção. Ou seja, banho longo não é sinônimo de saúde, viu?
Abaixo, você confere dicas para um momento de higiene consciente e bem relaxante:
🛁 feche o registro enquanto se ensaboa;
🛁 desafie-se a tomar um banho de 5 minutos por uma semana e observe a diferença no seu corpo (menos ressecado) e na sua conta;
🛁 prefira a água morna e a posição verão no termostato do chuveiro elétrico, pois ela exige menos energia do chuveiro e ajuda a evitar o ressecamento da pele.
Nós esperamos que você tenha aprendido algo muito relevante sobre como economizar de forma inteligente. Invista na disciplina do tempo para garantir que o seu banho seja agradável, eficiente e amigo do seu bolso. O Clube U agradece por você ter acompanhado este artigo até aqui. Até o próximo!