05/12/2025
13h50
bc protege+

O Banco Central do Brasil lançou uma nova ferramenta para aumentar a segurança dos brasileiros: a BC Protege+, que permite o bloqueio da abertura de novas contas em seu nome. Essa é mais uma iniciativa do maior órgão monetário do Brasil para impedir práticas fraudulentas e criminosas, em que pessoas com má intenção abrem contas em bancos no nome de outras pessoas.

Hoje, portanto, você aprenderá a acessar a plataforma para proteger os seus dados e impedir surpresas ao identificar contas que foram abertas em seu nome, mas sem o seu consentimento e conhecimento. Por isso, leia este texto até o final e aprenda a utilizar mais um mecanismo de segurança para evitar cair em golpes.

O que é a ferramenta BC Protege+?

BC Protege+ é o nome de um mecanismo novo do Banco Central, que tem como objetivo, como dito anteriormente, o bloqueio de abertura de contas em nome das pessoas que se cadastrarem na plataforma.

O processo para fazer o bloqueio de contas, ou seja, impedir que novas contas bancárias sejam criadas em seu nome, é simples: acesse o site oficial do Banco do Brasil; fala login por meio de seus dados já cadastrados na plataforma GOV.BR; e ative a opção “BC Protege+”. Após finalizar esse processo, tudo estará mais seguro para você!

O que acontece após o cadastro?

Mas se você quer entender melhor como a plataforma BC Protege+ funciona, saiba que após o cadastramento, o Banco Central do Brasil emitirá, de forma automática, um aviso para todos os bancos que operam no país de forma legal e supervisionada pela entidade.

Essa mensagem compartilhada com todas as instituições financeiras vai demonstrar que aquele cidadão (de acordo com o CPF) não deseja que novas contas bancárias sejam abertas em seu nome. Dessa forma, o sistema financeiro brasileiro fica mais seguro para os criminosos, mesmo utilizando documentos falsos, não conseguirão continuar com a criação de contas em nome de terceiros.

O serviço é gratuito?

Sim, ativar o serviço do BC Protege+ é totalmente gratuito, e o bloqueio será válido para contas correntes e na modalidade poupança. Apenas a conta salário não sofre alterações, pois ela só pode ser aberta a pedido de empresas que já operam dentro de um sistema seguro.

Além disso, saiba que você pode desativar essa opção quando quiser fazer a abertura de uma nova conta poupança ou corrente. Basta fazer o mesmo caminho descrito anteriormente e desmarcar a opção. Contudo, é importante que você se lembre de ativar novamente a opção quando já tiver concluído seu processo de abertura de conta para ficar livre de fraudes envolvendo o seu nome.

Sobre o Autor

Emelyn Vasques
Emelyn Vasques

Jornalista, atua há 8 anos nas áreas de assessoria de imprensa, comunicação e produção de conteúdos para diferentes veículos e plataformas. Destaca-se em sua trajetória a experiências como repórter no Jornal Diário do Comércio, especializado na cobertura econômica de Minas Gerais.