11/09/2025
09h04
black friday 2025

Cada dia que passa estão mais comuns os anúncios de promoções em datas iguais, como 10/10 (10 de outubro) ou aquelas que se relacionam ao dia do pagamento. E, se você parar e pensar bem, com o ano voando, já está quase chegando a Black Friday 2025, que ocorre anualmente na última sexta-feira de novembro.

Essa data costuma vir carregada de apelidos, a exemplo do Black Fraude, um apontamento das pessoas que se refere ao fato de os preços não serem reduzidos ou até mesmo da ação de muitas lojas que sobem os preços antes de novembro para depois baixá-los.

O fato é que todas as lojas querem uma só coisa: vender, e não tem nenhum segredo nisso. Mas o que você realmente precisa entender é que as estratégias de marketing e vendas são tão boas, que muitas vezes vão conseguir te atrair para o processo de compras, até mesmo de forma impulsiva. E é por isso que você precisa se preparar para identificar boas oportunidades!

Black Friday 2025: vale a pena comprar na data?

Não tem resposta certa para essa pergunta, pois tudo vai depender do valor do desconto, já que são as promoções que tornaram essa data comercial tão falada em vários países no mundo. Se você quer comprar algum item na Black Friday 2025, deve começar a monitorar o preço hoje mesmo para entender se os valores que serão praticados em novembro realmente serão mais baixos.

Vamos de exemplo? Suponhamos que você queira comprar um celular de R$1.500,00. A partir dos primeiros dias de novembro, é possível que as lojas já iniciem um ciclo de anúncios sobre os descontos. Mas, quando você vai à loja ou entra no site para aproveitar a Black Friday 2025, percebe que o preço continua o mesmo ou aumentou.

Se você está monitorando esse valor há algum tempo, vai ficar frustrado, mas saberá reconhecer que não existe oferta real para aquele aparelho. Considerando o mesmo exemplo, poderia acontecer de você encontrar esse mesmo celular por R$1.300,00, e isso já é um desconto considerável, que indica que a sua espera valeu a pena.

Dica de ouro

Como você viu, é fundamental acompanhar os preços com antecedência para entender se está fazendo um bom negócio, até porque algumas empresas realmente costumam subir os preços em outubro para baratear logo após, em novembro. E isso vai ser uma prática vista novamente na Black Friday 2025.

Se você está se perguntando se existe um tempo ideal para acompanhar a evolução dos preços, saiba que os especialistas indicam que você os pesquise com pelos menos um mês de antecedência. Porém, a a cada ano, as empresas fazer promoções mais cedo para movimentar o mês todo.

Por isso, a nossa dica de ouro é: comece a pesquisar a partir de hoje, em setembro, para vigiar com calma todos os preços. Para não esquecer, anote-os em um caderno ou em seu celular, colocando também o nome da loja em que o produto de desejo está com preços mais baixos.

Como aproveitar os descontos da melhor forma?

As pessoas que comprarem por impulso na Black Friday 2025 correm o risco de passar o fim de ano com dívidas. Por isso, é muito importante que você defina aquilo que de fato quer comprar ou precisa e evite sair às ruas ou navegar por sites sem uma definição do que deseja comprar, para evitar aquisições por impulso e sem o devido planejamento financeiro.

Mesmo que muitos itens apresentem bons descontos, não compre aquilo que não é necessário só porque o preço está atrativo! Faça uma lista com produtos que gostaria de comprar na Black Friday 2025, pesquise os preços e veja se isso cabe em seu orçamento.

É importante se planejar para essas compras e não fazer dívidas altas e longas demais sem que isso esteja previsto em sua vida financeira. Do contrário, ao aproveitar boas ofertas, você pode pagar juros mais tarde porque não deu conta de pagar tudo aquilo que comprou. Por isso, aproveite a Black Friday 2025 com cautela e somente se a sua comparação de preços for vantajosa, combinado?